Geral

“Queremos resgatar a dignidade e a valorização do advogado”, afirma Fernando Falcão em entrevista

29/10/2015
“Queremos resgatar a dignidade e a valorização do advogado”, afirma Fernando Falcão em entrevista

22222222222222

“Nós temos um conjunto de quase 30 propostas para mudar a realidade atual da OAB. Mas o sentido geral desse conjunto de propostas é resgatar a dignidade e a valorização do advogado”, afirmou o candidato à presidência a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) seccional Alagoas da chapa 2,  “Advogados por uma nova Ordem” , Fernando Falcão, durante entrevista concedida ao repórter Elísio Silva, no programa “A hora da verdade” da Rádio Jovem Pan, na tarde desta quinta-feira (29).

De acordo com Falcão, a sociedade percebe que a instituição que já foi tão respeitada não participa mais das causas que são interesse da sociedade e hoje é um organismo absolutamente omisso em relação aos advogados e a sociedade. “Nós estamos diante indiscutivelmente da pior gestão que a OAB seccional Alagoas já teve”, destacou.

Segundo o candidato, o Brasil está passando por uma quadra política econômica importantíssima e o que se vê vemos é uma OAB nacional apática e uma OAB estadual que  absolutamente não se manifesta, talvez por medo de contrariar interesses políticos.

Do conjunto de propostas, Fernando Falcão mencionou que considera uma grande revolução no mercado de concurso público e da atividade advocatícia em Alagoas o fato que dos 102 municípios alagoanos, cerca de 70% deles não possuir procuradorias municipais.

Os municípios alagoanos contratam escritórios particulares para realizar a defesa do ente público. Falcão afirma que se for eleito pretende estimular e instigar os municípios a que criem por lei, a carreira de procuradores municipais,  instituam procuradorias municipais e realizem concursos públicos sob a fiscalização da OAB.

“Queremos que criem por lei, a carreira de procuradores municipais,  instituam procuradorias municipais e realizem concursos públicos para que provendo o cargo de procurador, nós possamos abrir pelo menos 70 novas vagas para concursos públicos de carreira jurídica em  Alagoas e reforçar esse combate à improbidade administrativa, tendo em vista que o procurador  concursado, esse tem o compromisso com o ente estatal e não tem compromisso com o gestor”, ratificou.

A entrevista contou com a participação de ouvintes, que tiveram suas dúvidas respondidas pelo candidato. “Estamos abertos para escutar os anseios da categoria para que nossa gestão seja pautada em cima da valorização da categoria”, finalizou o candidato.