Geral

Procon em Alagoas alerta sobre cuidados na hora da compra de alimentos

16/10/2015
Procon em Alagoas alerta sobre cuidados na hora da compra de alimentos
Compra de alimentos necessita de atenção, já que eles interferem diretamente na saúde de quem os ingere. Produtos também devem respeitar o Código de Defesa do Consumidor (Foto: Divulgação)

Compra de alimentos necessita de atenção, já que eles interferem diretamente na saúde de quem os ingere. Produtos também devem respeitar o Código de Defesa do Consumidor (Foto: Divulgação)

Em 16 de outubro é comemorado o Dia Mundial da Alimentação, e o Procon Alagoas aproveita a data para alertar o consumidor alagoano sobre os riscos mais comuns na hora de ir ao supermercado. Nestes estabelecimentos estão enlatados, carnes, frios e produtos em geral, e merecem cuidados redobrados.

A compra dos alimentos necessita de atenção, já que eles interferem diretamente na saúde de quem os ingere. Estes produtos também devem respeitar o Código de Defesa do Consumidor (CDC) e, portanto, conter todas as informações necessárias. Confira algumas dicas:

Observe a coloração e aparência

Ao perceber qualquer alteração na aparência, coloração cheiro ou sabor, não consuma o alimento. Reclame junto ao local de compra, exigindo outro produto ou a devolução do valor pago.

Carnes e aves resfriadas

Devem estar em geladeiras ou freezers. Uma vez descongelados esses produtos não devem passar por novo congelamento. O balcão de produtos refrigerados ou congelados não deve apresentar poças de água, embalagens transpiradas ou com placas de gelo sobre a superfície, o que pode indicar temperatura inadequada, superlotação ou que as geladeiras foram desligadas durante a noite.

Informação nas embalagens

Todo produto deve trazer em sua embalagem a data de validade e a identificação do produtor ou fornecedor, bem como informações precisas sobre a quantidade, características, composição, qualidade, preço e os riscos que possam apresentar a sua saúde.

Observe a qualidade dos alimentos

O consumidor não deve adquirir alimentos de origem ou qualidade duvidosa. Em casos de produtos de origem animal (carnes, leites e derivados) os produtos devem apresentar o carimbo do Serviço de Inspeção Federal (SIF).

Promoção de alimentos

Descontos são ótimos, mas quando o assunto é comida, a atenção deve ser maior. Cuidado especial com os alimentos em promoção: geralmente são produtos com validade próxima ao vencimento ou com embalagens em condições impróprias.

Embalagem enlatada ou metálica

Observe bem os enlatados. As embalagens metálicas não devem estar amassadas ou enferrujadas.

Com o objetivo de despertar para a importância da oferta de alimentos que resguardem a qualidade higiênica sanitária oferecida à população, a superintendente do Procon/AL, Flávia Cavalcante orienta: “Outra dica é prestar atenção às condições gerais de higiene do estabelecimento”, e complementa: “Além desses cuidados, o consumidor não deve esquecer jamais de pedir a nota fiscal, para poder comprovar caso haja alguma irregularidade nos alimentos adquiridos”.