Geral

Principal prêmio do patrimônio será entregue nesta terça-feira

27/10/2015
Principal prêmio do patrimônio será entregue nesta terça-feira
(Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

Oito projetos de sete estados serão homenageados nesta terça-feira (27) durante a cerimônia de entrega do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, que ocorrerá no Clube do Choro, em Brasília, a partir das 19 horas. A cerimônia contará com a presença do ministro da Cultura, Juca Ferreira. Já são 28 anos da iniciativa do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) que ressalta a diversidade das expressões brasileiras e o empoderamento da sociedade na atribuição de valor ao seu patrimônio. Esta edição presta, ainda, homenagem à cidade do Rio de Janeiro com a temática Rio 450 anos – Patrimônio Mundial Paisagem Cultural Urbana.

Os projetos selecionados vieram do Ceará, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Distrito Federal. Cada uma das ações teve o parecer de dois jurados, como forma de contrapor visões e estimular um debate sobre a relevância de cada iniciativa para a gestão compartilhada, proteção, preservação ou salvaguarda do patrimônio cultural brasileira.

Para o diretor do Departamento de Articulação e Fomento do Iphan, Luiz Philippe Peres Torelly, artistas e produtores culturais que elaboram projetos sem vínculo com o governo possuem pouco ou quase nenhum espaço na mídia para mostrar a riqueza cultural brasileira. Ele acredita que o Prêmio Rodrigo é, portanto, uma grande oportunidade de dar visibilidade às ações, investindo para que continuem o aprimoramento dos projetos. “O Prêmio acaba sendo uma vitrine para que esse espaço seja consagrado. A cultura conecta a gente com o mundo. Então é importante que essas manifestações culturais venham a público”, afirma.

A cerimônia no Clube do Choro contará com a apresentação do Reco do Bandolim, presidente do espaço. O bandolinista promete repertório repleto de artistas consagrados do choro, que representam muito bem a cidade maravilhosa. “Vamos fazer uma linha musical voltada aos sucessos de artistas como Tom Jobim, Ari Barroso e Ernesto”, explica o músico, que sobe ao palco ao lado da banda Choro Livre. O evento tem entrada franca, porém sujeita à lotação do local.

Rodrigo Melo Franco de Andrade

O Prêmio foi criado pelo Iphan em 1987 e batizado em homenagem ao primeiro presidente do Instituto. O objetivo é reconhecer iniciativas, desenvolvidas por pessoas e instituições públicas ou privadas, que mantenham vivo o patrimônio e suas mais diversas formas de expressão.

Saiba mais sobre os vencedores

Categoria I – Iniciativas de excelência em técnicas de preservação e salvaguarda do Patrimônio Cultural: visa valorizar e promover iniciativas de excelência em preservação e salvaguarda, envolvendo identificação, reconhecimento e salvaguarda; pesquisas; projetos, obras e medidas de conservação e restauro:

1. Documentário Remeiros do São Francisco – remonta a trajetória dos remeiros que, do século XVIII até a década de 1950, riscaram as águas do Rio São Francisco.
Estado: Minas Gerais
Proponente: Dêniston Fernandes Diamantino

2. Ilé Omiojúàrò: Patrimônio Cultural – promove ações de preservação da comunidade tradicional de terreiro Ilé Omiojúàrò.
Estado: Rio de Janeiro
Proponente: Beatriz Moreira da Costa – Mãe Beata de Iemanjá

3. Preservação da Tradição e da Cultura do Centro Oeste Goiano por meio da trilogia de Bariani Ortêncio – trilogia literária que resgata costumes, culinária, saberes tradicionais e referências culturais do Centro-Oeste.
Estado: Goiás
Proponente: Bariani Ortêncio

4. Levantamento das casas enxaimel de Blumenau – ressalta a antiga técnica de construção enxaimel.
Estado: Santa Catarina
Proponente: Paulo Roberto Volles

Categoria II – Iniciativas de excelência em promoção e gestão compartilhada do Patrimônio Cultural: visa valorizar e promover iniciativas referenciais que demonstrem o compromisso e a responsabilidade compartilhada para com a preservação do patrimônio cultural brasileiro, envolvendo todos os campos da preservação e oriundas do setor público, do setor privado e das comunidades:

1. Grupo Uirapuru – Orquestra de Barro – uma orquestra feita com instrumentos de barro transforma a vida de jovens de comunidade do interior cearense.
Estado: Ceará
Proponente: Instituto 3 ARTE – Arte, tecnologia e educação

2. Re(vi)vendo Êxodos – projeto faz um diálogo entre a educação patrimonial e a pesquisa de referências culturais.
Distrito Federal
Proponente: Luis Guilherme Moreira Baptista

3. Do Buraco ao Mundo: Segredos, rituais e patrimônio de um quilombo-indígena (PE) – os costumes de um quilombo indígena são reconfigurados por jovens locais que misturam tradição e novas linguagens visuais.
Estado: Pernambuco
Proponente: Nivaldo Aureliano Léo Neto

4. Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros (GO) – evento que reúne grupos culturais diversos no centro oeste do Brasil.
Estado: Goiás
Proponente: Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge