Artigos

Nossa Senhora Aparecida

23/10/2015
Nossa Senhora Aparecida

No ano de 1717, o governador das províncias de São Paulo e Minas Gerais foi recepcionado, quando de sua passagem pela Vila de Guaratinguetá. Vários pescadores foram convocados para pescar a fim de enriquecer com peixes o banquete em homenagem ao governador.

    Filipe Pedroso, João Alves e Domingos Garcia foram numa canoa e lançaram a rede nas águas do rio Paraíba. Nenhum peixe apareceu na rede. Lançaram a rede, já desanimados, e nela veio uma imagem de Nossa Senhora. Mas a imagem estava sem a cabeça. Lançaram novamente a rede e, para grande surpresa, veio a cabeça da mesma imagem.

   A imagem estava enegrecida em razão de ter sido feita de barro cozido e ter permanecido sob as águas por muito tempo. Há quem diga que, por mais de seis décadas, a imagem permaneceu no leito do rio.

   Os pescadores, após recolherem a imagem, lançaram a rede e obtiveram grande êxito na pescaria. Na mentalidade deles foi uma pesca milagrosa. Com muito cuidado limparam a imagem e observaram que se tratava de Nossa Senhora da Conceição.

    Felipe Pedroso ficou com a imagem e juntamente com alguns vizinhos faziam diariamente suas preces. O número de devotos. Construiu-se uma capela que depois ficou pequena para o número de devotos.

    No ano de 1930, o Papa Pio XI proclamou Nossa Senhora da Conceição Aparecida como padroeira principal do Brasil. O Papa Paulo VI ofereceu uma rosa de ouro ao santuário de Aparecida. Não se pode omitir a visita do João Paulo II ao santuário da Aparecida, quando na homilia, em 1980, ele pediu que Nossa Senhora Aparecida abençoasse o Brasil. Isso ocorreu já na nova basílica.

    Por ocasião de uma missa campal, João Paulo II fez uma prece a Nossa Senhora Aparecida, pedindo que ela abençoasse o Santuário e a todos os filhos espirituais dela e também abençoasse o Brasil. Bento XVI também esteve no santuário da Aparecida. Dentre várias referências sobre a Virgem Maria destaquei apenas esta: “Vamos pedir à Mãe de Deus, Nossa Senhora da Conceição Aparecida, que zele pela vida de todos os Cristãos”.

   O Papa Francisco também esteve no santuário da Aparecida. Lá celebrou uma missa e na homilia fez uma referência especial à devoção que se tem à Mãe de Deus, sob o título de Nossa Senhora da Conceição Aparecida.

    Além do mais, prometeu solenemente voltar ao Brasil, para,  junto aos que habitam este país “gigante pela própria natureza”, vir celebrar o terceiro centenário do encontro da imagem da Virgem Maria.

   Consequentemente o Papa estará aqui em 2017. Desde já estas palavras para ele: Seja bem-vindo ao País que nasceu à sombra da cruz!