Geral

MS monitora a produção de plantas medicinais e fitoterápicos em Alagoas

27/10/2015
MS monitora a produção de plantas medicinais e fitoterápicos em Alagoas

MS monitorando o Projeto de Estruturação, Consolidação e Fortalecimento dos Arranjos Produtivos Locais (Foto: Olival Santos)

MS monitorando o Projeto de Estruturação, Consolidação e Fortalecimento dos Arranjos Produtivos Locais (Foto: Olival Santos)

Alagoas recebe a visita de representantes do Ministério da Saúde (MS) para conhecer in loco a produção de plantas medicinais e fitoterápicos. Eles cumprem agenda no estado, até esta terça-feira (27), para realizar o monitoramento do Projeto de Estruturação, Consolidação e Fortalecimento dos Arranjos Produtivos Locais.

Na segunda-feira (26), os técnicos do Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos do MS conheceram o horto do Centro de Ciências Agrárias da Ufal, localizado em Rio Largo. Antes da visita técnica, os representantes da Saúde do governo federal participaram de reunião com as instituições parceiras do projeto APL Fitoterápicos.

Segundo Letícia Mendes, uma das técnicas do MS, a visita é uma forma de apoio à gestão. Ela ressaltou que a proposta de um APL com a iniciativa da gestão pública é uma inovação, uma iniciativa que cresce à medida que são formadas parcerias intersetoriais, a exemplo do Sebrae, Seagri, Cosems, Afal e Ufal – todos com representantes presentes na reunião e atuantes no APL.

“Articular a cadeia produtiva para que os parceiros sejam contemplados, desde o agricultor na produção das mudas até a dispensação do medicamento pelo SUS [Sistema Único de Saúde], é a meta do projeto de APL Fitoterápico”, esclareceu Letícia Mendes. Ela acrescentou que o interesse do MS é o fomento, proporcionando o desencadeamento de todo o processo desenvolvido.

A supervisora estadual de Ciência e Tecnologia, Ivana Pita, pontuou que o Estado tem interesse em dar continuidade ao projeto e ampliar a proposta para os demais municípios alagoanos. “Da produção da muda até a dispensação do fitoterápico. É dessa forma que vamos avançar na valorização e garantia do acesso ao uso correto e racional de plantas medicinais e a geração de renda na agricultura familiar”, afirmou.

Durante a reunião, os representantes do MS se mostraram favoráveis a renovar o projeto em Alagoas. Para isso, o Conselho Estadual de Saúde (CES) deve justificar essa necessidade e o aval positivo do MS é garantido para dar continuidade a produção de mudas, inicialmente, de guaco, hortelã e babosa.

A agenda de trabalho, dessa segunda-feira (26), encerrou na sede da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), em reunião com a secretária executiva da Saúde, Rosimeire Rodrigues. Nesta terça-feira (27), os representantes do MS seguem para Arapiraca, onde vão conhecer o horto que está produzindo mudas de plantas medicinais na região Agreste de Alagoas.

Projeto – A estruturação do APL Fitoterápicos, além de fortalecer a assistência farmacêutica no Sistema Único de Saúde (SUS), traz para Alagoas a garantia de uma melhoria das condições de vida de populações de baixa renda e dos próprios usuários do SUS que serão beneficiários dos produtos finais.

Além da Secretaria de Estado da Saúde, a iniciativa reúne também a Secretaria de Estado da Agricultura, Pesca e Aquicultura, Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Sebrae, Programa de Arranjos Produtivos Local (PAPL) e Universidade Federal de Alagoas (Ufal).