Geral

Moradores do Conjunto Carminha conhecem trabalho da Defensoria Pública

10/10/2015
Moradores do Conjunto Carminha conhecem trabalho da Defensoria Pública
Moradores do Carminha agora sabem como recorrer em busca de seus direitos. (Foto: Ascom DPE/AL)

Moradores do Carminha agora sabem como recorrer em busca de seus direitos. (Foto: Ascom DPE/AL)

Os moradores do Conjunto Carminha, do Complexo Habitacional Benedito Bentes, usufruíram, nesta sexta-feira, 9, dos serviços da Defensoria Pública do Estado. A ação, realizada em parceria com a Base Comunitária de Segurança, levou informação sobre questões jurídicas e ofertou atendimento inicial nas áreas cíveis residual, de jurisdição voluntária e familiar.

Mãe de três filhos e desempregada, Maria Vicente da Costa, 30 anos, saiu cedo da casa onde vive e encaminhou-se para Base Comunitária em busca do atendimento da defensoria, a fim de garantir pensão para o filho mais velho, de 13 anos.

“Não temos dinheiro para ir até lá, temos pouco conhecimento sobre essas coisas, saber que os defensores viriam até aqui me motivou a buscá-los, quero garantir os direitos dos meus filhos”, contou dona Maria Vicente.

De acordo com a defensora pública Taiana Grave Melo, as ações relacionadas a pedido de alimentos, junto a divórcio e retificação registro foram as principais motivações que levaram os moradores a participar da ação. De acordo ainda com a defensora, a atividade registrou aproximadamente 50 atendimentos, que resultaram em 11 ações e 10 ofícios.

Para o líder comunitário do conjunto, Jarlam Lima, a visita da Defensoria vem promover dignidade e cidadania aos moradores.

“Oportunidade é tudo o que precisamos para melhorar nossa situação, pois somos uma comunidade carente de oportunidades. É muito gratificante receber a Defensoria Pública, pois sabemos que quando somos olhados pela lei, coisas boas tendem a acontecer”, afirmou Lima, que aproveitou o ensejo para esclarecer dúvidas sobre como legalizar a associação de moradores.

O Conjunto Carminha é a quinta comunidade visitada pela equipe do Programa Defensoria nas Bases Comunitárias, desenvolvido pela Defensoria Pública, em parceria com as Bases Comunitárias de Segurança de Maceió.

Em pouco mais de três meses em atuação, o programa já passou pelo Jacintinho, Cidade Universitária, Vergel e Osman Loureiro, onde realizou centenas de atendimentos. A equipe do programa visitará o Conjunto Selma Bandeira dia 30 de outubro.