Cidades

Maceió promove Dia Rosa para prevenção do câncer de mama

21/10/2015
Maceió promove Dia Rosa para prevenção do câncer de mama
Secom Maceió

Secom Maceió

A Prefeitura de Maceió convida todos a se vestirem de rosa nesta quarta-feira (21) para reforçar a corrente de conscientização para a prevenção do câncer de mama. A ação foi batizada de Dia Rosa e está inserida na programação do Outubro Rosa, que na capital alagoana, recebeu o título de Maceió Rosa.

Para Tatiana Palmeira, primeira-dama de Maceió e coordenadora da campanha, alertar as maceioenses sobre o câncer de mama é um dos meios mais efetivos para diminuir os casos da doença. “Infelizmente, o câncer de mama ainda está entre as principais causas de morte entre as mulheres no Brasil. O que buscamos é fazer com que elas entendam a necessidade de ter uma vida saudável, praticar esportes e realizar o autoexame para evitar novos casos da doença”, disse.

Além de usar a cor símbolo da campanha, no Dia Rosa, serão promovidos uma palestra do Grupo Renascer às 8h na agência dos Correios do Centro, e um Happy Hour Rosa, na orla marítima. “Mas, antes e depois do dia 21, uma rica programação acontece nas Unidades de Saúde do Município, levando palestras, orientações, distribuição de material informativo, orientação sobre exame e autoexame de mama e encaminhamento para exames de mamografia de rastreamento às usuárias da rede municipal”, ressaltou Tatiana Palmeira.

Paralelamente, diversas ações estão sendo realizadas, como panfletagem de materiais educativos de prevenção e conscientização em vários pontos da cidade e mamografias na Santa Casa (em uma parceria com a instituição).

O chamamento à conscientização também está presente em diversos pontos e bairros da cidade com a iluminação rosa em monumentos públicos como os Viadutos Oscar Fontes, Washington Luiz, José Aprígio Vilela, na fachada da Associação Comercial, Praça Gogó da Ema e Palácio Floriano Peixoto.

Vista a camisa

Segundo os organizadores da campanha, a melhor opção para vestir no dia 21 é adquirir a camisa do Maceió Rosa. Ela custa R$ 20 e a renda obtida será destinada ao trabalho da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Mama e do Grupo Renascer. Todo o dinheiro arrecadado com as vendas será destinado às duas instituições que auxiliam pessoas em tratamento.

Durante todo o mês de outubro, as camisetas estarão à venda no quiosque montado no Maceió Shopping, no bairro Mangabeiras ou nos seguintes pontos: Casa de Apoio Lenita Vilela, Sede do Grupo Renascer ou na Loja Mundo Verde (Ponta Verde).

Programação

No Maceió Shopping, entre os dias 16 e 30 de outubro, acontece a Exposição de Fotografias e o Bazar da Rede Feminina. Já no dia 18, a partir das 9h, a Rede Feminina e o Renascer promovem uma panfletagem na chamada Rua Fechada, na Ponta Verde. Na mesma ocasião, será montado um posto de coleta para as pessoas cortarem e doarem cabelo (que será utilizado na confecção de perucas para pessoas com câncer que perderam os cabelos devido ao tratamento).

“Todo o empenho é com o intuito de chamar atenção da sociedade para a prevenção e tratamento digno das mulheres que sofrem com o câncer. A coleta, em especial, é um momento de partilha, quando as pessoas – homens também podem fazer parte – podem ir à tenda para doar seus cabelos, contribuindo com o resgate da auto-estima das mulheres que sofrem com o câncer de mama, além de endossar a mobilização e compartilhar um pouco da história de vida e luta dessas guerreiras”, destacou Tatiana.

No dia 24, na Pajuçara, acontece o Praia Acessível Rosa, a partir das 9h. Como acontece a cada último sábado do mês, a praia será adaptada para atividades de esporte e lazer voltadas especialmente a pessoas com deficiência ou dificuldade de locomoção, mas com ações voltadas ao mês temático. A programação se encerra com a Corrida Maceió Rosa no dia 31 de outubro, às 20h, na Pajuçara (com concentração próxima ao Memorial Teotônio Vilela). Durante a tarde do mesmo dia, acontece a CorridaRosa Kids – Djalma Melo, a partir das 16h.

Maceió Rosa

A Prefeitura lançou no dia 1º de outubro a segunda edição da campanha Maceió Rosa, em parceria com o Instituto Renascer e a Rede Feminina de Combate ao Câncer.
Neste ano, a campanha é intitulada “Para Todas as Marias” seguindo a definição da Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama), que trouxe o OutubroRosa para Maceió.

Tatiana Palmeira alerta que, nesse período, é possível abraçar a campanha de diversas maneiras, uma delas é personalizando as redes sociais. No site da Prefeitura, no link Maceió Rosa, é possível fazer download da capa para utilizar no Facebook ou a logo oficial da campanha. No mesmo espaço, estão disponíveis: folder informativo, programação completa, links úteis, notícias, fotos e informações diversas sobre o tema.