Cidades

Maceió: Projeto combate exploração sexual infantojuvenil

10/10/2015
Maceió: Projeto combate exploração sexual infantojuvenil
Vencedores do I Concurso Boas Práticas na Assistência Social (Foto: Marco Antônio/ Secom Maceió)

Vencedores do I Concurso Boas Práticas na Assistência Social (Foto: Marco Antônio/ Secom Maceió)

Uma iniciativa desenvolvida pelos técnicos do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) Jatiúca, da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), vem trabalhando há 10 anos no combate à exploração sexual infantojuvenil em Maceió. Centenas de crianças e adolescentes já foram orientadas sobre o que é o abuso e como esta prática pode ser denunciada.

O projeto “Utilização Pioneira de Fantoches em Palestras Educativas Sobre Abuso e Exploração Sexual”, desenvolvido pelos profissionais do Creas Jatiúca, foi o grande vencedor do I Concurso de Boas Práticas na Assistência Social do Município, no eixo Proteção Social Especial, promovido pela Semas.

O teatro de fantoche vem sendo utilizado há 10 anos e consiste na apresentação de diálogos a respeito das questões que promovem a denúncia e o diagnóstico dos casos de abuso e violência sexual infantojuvenil, por meio de personagens.

Através da encenação teatral em escolas das Redes municipal e estadual de Educação e, também, em outros locais como instituições religiosas, escolas particulares, faculdades e associações comunitárias, os educadores sociais explicam qual o papel do Creas, enfatizam o seu trabalho no enfrentamento as violações de direitos e em seguida abordam o tema da violência sexual de forma lúdica, com personagens de fantoche que retratam histórias de crianças que sofrem abuso e exploração sexual.

A servidora da Semas, Vanda Farias, foi uma das autoras do projeto. Ela destaca que apesar de saber que a iniciativa era bastante relevante, não imaginava que poderia ser a grande vencedora, diante da qualidade dos demais projetos inscritos. “Apesar da premiação, o reconhecimento é impagável, assim como a iniciativa feita com o nosso público-alvo. A gente ficou feliz demais e ao mesmo tempo surpresa por saber que nós conseguimos nos destacar”, disse Vanda, que dividiu a autoria do projeto com Regina Sorrentino, Isabel Gomes e Daniela Amorim.

As histórias contadas e seus conteúdos sobre violência são adaptados para os jovens e podem ocasionar a identificação das crianças com alguma situação suspeita, caso já tenham presenciado algum fato exposto durante as encenações. Entre os principais objetivos do projeto está o incentivo às denúncias e a divulgação dos meios apropriados para isso.

“A equipe de execução desse projeto é composta por quatro pessoas: dois educadores sociais e duas assistentes sociais. É um engajamento muito bom que sempre trouxe bons resultados, então não dá para esconder a emoção que é estar entre as melhores práticas da Assistência Social e ser referência no município”, completou Vanda.

O I Concurso de Boas Práticas na Assistência Social de Maceió premiou, no dia 18 de setembro, as três melhores iniciativas que contribuem para a inovação e a eficiência do Sistema Único de Assistência Social (Suas) na capital.

No total, 22 trabalhos – todos desenvolvidos por profissionais da Semas – fizeram parte de uma seleção rigorosa que escolheu, entre projetos dos mais diversos segmentos, realizados por profissionais da área, as três melhores iniciativas dos eixos Proteção Social Básica e Transferência de Renda, Proteção Social Especial e Gestão do Suas. Todos os projetos participantes foram avaliados por quatro professoras especialistas em Serviço Social, sendo duas delas doutoras em suas respectivas áreas de atuação.