Artigos

Lendo & Comentando

24/10/2015
Lendo & Comentando

Antônio Bandeira, empresário arapiraquense, advogado, ex-meu aluno do curso de Informática/Cesmac, sobra-lhe tempo para escrever um livro interessante – Liderança e Motivação- destinado a estudantes universitários, profissionais liberais e, sobretudo, a homens empreendedores contemporâneos.

            Agora, revestido de experiências novas, transformou-se em um notável escritor na Terra de Manoel André. Inteligente, determinado, convicto de suas aspirações, e , principalmente, voltado a servir à coletividade em que está inserido.

            Segundo ele, a obra destina-se “ Às pessoas que ocupam ou pretendem ocupar a posição de líder. Seja de uma empresa própria, seja de uma empresa onde trabalha ou pretende trabalhar, ou ainda do ambiente familiar ou de qualquer  outro local do seu convívio, e que tenham necessidade de melhorar  o relacionamento interpessoal”.

            Nesse sentido, define metas a serem alcançadas; ensina a delegar competências; dá prioridades a tarefas a serem executadas; destaca o papel da auto/avaliação; ressalta a personalidade do líder, incentiva-o a participar dos negócios; e ensina a respeitar  os outros no âmbito das tarefas cotidianas.

            O trabalho é didático, e, por isso, escrito em capítulos a fim de facilitar a compreensão. Tenciona, portanto, incentivar os futuros líderes no que diz respeito ao sucesso de suas ações empresariais.

             Por outro lado, Antônio Bandeira destaca a importância das palavras e, por conseguinte, mostra o caminho da eficácia da liderança na otimização do lucro. E, consequentemente, indica os instrumentos a serem usados nessa finalidade profissional.

            Enfatiza a Ética e, por isso, prioriza o que mais incentiva o empresário no itinerário da expansão capitalista. Oferece dicas valiosas para a consecução do plano de negócios. Diga-se, de passagem, que no mundo globalizado o homem de negócios deve possuir a técnica aliada à experiência no ramo. E, sobretudo, fazer valer a parcimônia  a fim de evitar desperdícios de recursos financeiros.

            “ Não há como copiar o talento dos outros. Mas é possível adotar algumas formas de ações e comportamentos, em geral seguidos por pessoas talentosas. Para que o nosso talento seja reconhecido pelos outros é preciso um pouco de exibicionismo, sem no entanto vulgarizá-lo, pois só existem duas maneiras de não termos nosso talento reconhecido: estarmos explorando o talento errado, ou não estarmos mostrando-o para o público certo.”

            O livro do novel escritor  é, por excelência, voltado às pessoas que almejam sucesso no mundo  capitalista atual.  E, desse modo, recomendo a leitura àqueles ávidos de conhecimento de “ Liderança e Motivação”. Deve-se ressaltar que a Economia, as Ciências da Administração requer aprendizado sistemático e, principalmente, vontade de vencer os óbices profissionais.

            Arapiraca, cidade polo, possui infraestrutura edificada pelos prefeitos Célia Rocha/Luciano Barbosa, vice-governador de Renan Filho (PMDB). Ambos pavimentaram a estrada do sucesso da segunda maior cidade de Alagoas. O empresário nativo, bem como os visitantes estão bem servidos pelo setor público municipal. E, dessa forma, havendo motivação dar-se-á o sucesso nas lides empresariais naquela região como um todo.

            Por essas e outras razões, o empresário lançou o livro certo destinado a orientar os futuros empresários. Resta tão-somente fazê-lo chegar às mãos dos pretensos homens de negócios. Certa feita, perguntaram a um filósofo: “ O que lhe preocupava, o ontem, o hoje ou seria o amanhã? Ele respondera com muita propriedade: Não é o ontem que me preocupa  com suas recordações, nem o hoje, e, sim, o futuro com suas incertezas”. É preciso se preparar para enfrentar os desafios futuros.

            Finalmente, o livro leva o leitor  refletir em torno dos problemas diários, ou seja, como lidar com o cliente, tipo de investimento, tipos de mercado (monopólio/oligopólio/ concorrência perfeita/truste/cartel/dumping) e, principalmente, ter conhecimento em finanças.

            Com sua obra, credencia-se a ingressar em qualquer Academia de Letras e Artes. Portanto, parabenizo o empresário que, nas suas atividades empresariais, preocupa-se em levar às novas e futuras gerações o seu talento, a sua vocação e, porque não dizer, a força motriz que eleva o empreendedorismo