Geral

Incentivo à produção de milho anima indústrias e agricultores em Arapiraca

17/10/2015
Incentivo à produção de milho anima indústrias e agricultores em Arapiraca
Exposição reuniu agricultores, estudantes e representantes da indústria

Exposição reuniu agricultores, estudantes e representantes da indústria

Aumentar a área cultivada com grãos, particularmente o milho, esse foi o maior objetivo do programa de incentivo à produção de grãos com a exposição que aconteceu nesta sexta-feira, 16, em Arapiraca, no Povoado de Barreiras.

A demonstração de 27 cultivares de milho expôs o processo de produção e os níveis de produtividade dos materiais avaliados. “Produzimos menos de 10% do milho que consumimos, precisamos reduzir o déficit entre oferta e consumo”, explicou o secretário de Agricultura de Arapiraca, Rui Barbosa, que vê no cultivo local um preço mais compensador para as indústrias e maior rentabilidade para produtores rurais.

Para o gerente comercial do Grupo Coringa, Sérgio Murilo e um dos incentivadores da exposição, o programa aumenta a credibilidade da Indústria no retorno do plantio de milho na região. “Apostamos no cultivo do milho em Alagoas. Essa produção fortalece a economia e agricultura no Estado, nos aproxima do produto e gera renda para produtores locais”, afirmou, ressaltando que o grupo importa 90% do milho necessário para fabricação de seus produtos, por ausência de produção local.

O evento foi uma iniciativa da Secretaria de Agricultura de Arapiraca em parceria com empresas de insumos agrícolas. Participaram cerca de 350 pessoas entre agricultores, lideranças comunitárias do agreste e estudantes de agronomia da Universidade Federal de Alagoas.