Geral

Festival escolar celebra 29 anos de conquista das terras indígenas

05/10/2015
Festival escolar celebra 29 anos de conquista das terras indígenas
A celebração visa fortalecer a educação indígena e dar visibilidade às suas tradições para toda a sociedade (Foto: José Demétrio)

A celebração visa fortalecer a educação indígena e dar visibilidade às suas tradições para toda a sociedade (Foto: José Demétrio)

Alunos e professores da educação infantil e ensino fundamental das escolas estaduais indígenas da Aldeia Wassu Cocal, do município de Joaquim Gomes, celebraram sua cultura e guerreiros neste final desta semana, durante o II Festival de Danças e Produção de Toadas Indígenas.

Além do tradicional Toré, danças, toadas e produção de brinquedos artesanais, o projeto – cujos trabalhos começaram em abril – celebra os 29 anos de conquistas de terras naquele município, fato que se comemora no dia 12 de outubro.

De acordo com a responsável em introduzir a festividade no currículo escolar, professora Rosineide, a festividade é celebrada desde 2006, sendo a segunda edição na comunidade escolar. A celebração visa fortalecer a educação indígena e dar visibilidade às suas tradições para toda a sociedade.

“A educação escolar indígena resolveu se unificar em prol do resgate das tradições culturais, com destaque às produções das nossas crianças e professores, principalmente a união destas quatro escolas – Professora Marlene Marques dos Santos, Manoel Honório da Silva, José Máximo de Oliveira, Tereza Helena e José Manoel de Souza. Esta ação deixou nossa comunidade toda feliz”, pontuou.

Identidade – Para o gerente da 12ª Gerência Regional de Educação, Cícero Pinheiro, o evento é fundamental, tanto para o resgate da cultura local quanto para integração com a sociedade em geral, preservando o respeito e as tradições daquele povo.

“Momentos como este trazem à tona o sentimento de que a cultura indígena está presente no nosso dia a dia e a comunidade se orgulha em compartilhar suas tradições e seus costumes com todos. É importante proporcionar isto a estes alunos, que desde sua infância já começam a participar de atividades que incrementam neles estes valores”, declarou. O evento foi prestigiado por lideranças indígenas e autoridades políticas da região, inclusive a prefeita Ana Genilda Costa Couto.