Geral

Estudantes da rede estadual destacam ajuda do ‘Aulão’ na preparação para o Enem

17/10/2015
Estudantes da rede estadual destacam ajuda do ‘Aulão’ na preparação para o Enem
Aulão ajuda estudantes a tirar dúvidas e a testar os conhecimentos adquiridos em sala de aula (Fotos: Ricardo Rodrigues)

Aulão ajuda estudantes a tirar dúvidas e a testar os conhecimentos adquiridos em sala de aula (Fotos: Ricardo Rodrigues)

Os alunos que estudam nas escolas vinculadas à 13ª Gerência Estadual de Educação (Gere) aproveitaram o ‘Aulão do Enem’ para revisar as matérias que devem cair no Exame Nacional do Ensino Médio de 2015.

“Achei uma coisa boa, pois é mais uma oportunidade de revisar as matérias que estamos estudando para o Enem”, afirmou Karla Juliany de Medeiros Santos, de 17 anos, aluna do 3ª ano do Ensino Médio da Escola Estadual Professora Maria da Salete Gusmão Araújo, localizada no Clima Bom, na periferia de Maceió.

Realizado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio da 13ª Gere, o ‘Aulão do Enem’ das escolas do Cepa e da parte alta da cidade começou nesta sexta-feira, 16, pela manhã e prossegue neste sábado, 17, o dia todo, no auditório do Centro Universitário Tiradentes (Unit) em Cruz das Almas.

Segundo a gerente da 13ª Gere, Mônica Sarmento, cerca de 2 mil alunos se inscreveram nas escolas onde estudam para o aulão deste ano na Unit, mas apenas pouco mais de 1.200 devem comparecer nos dois dias de preparação. “Nem todos comparecem, já que muitos trabalham no final de semana”, observa a gerente.

Preparação

Para Andressa Valéria dos Santos Souza, de 17 anos, o aulão ajuda a tirar dúvidas e a testar os conhecimentos adquiridos em sala de aula. “É importante participar até para sentir como está a nossa preparação em casa e na escola”, afirmou Andressa, que é colega de turma de Karla Juliany.

As duas amigas estudam na Escola Estadual Professora Maria da Salete e disputam uma vaga na área de saúde, só que Karla Juliany vai prestar para Fisioterapia e Andressa deseja cursar Fonoaudiologia, de preferência em uma universidade pública. “São dois cursos bastante disputados, mas estamos confiantes”, afirma Andressa.

Questionadas sobre a importância dos ‘aulões’, elas disseram que esse tipo de preparação ajuda e destacaram a resolução de questões como uma oportunidade a mais de testar seus conhecimentos. Andressa diz que prefere estudar em casa, já Karla afirma que a se prepara “lendo bastante, participando dos aulões e assistindo a vídeos aulas”.

Descontração

Além das aulas das disciplinas regulares – como física, química, biologia, português e matemática -, os alunos que participaram do Aulão da 13ª Gere, no auditório da Unit, tiveram também momentos de relaxamento e descontração. Entre uma aula e outra, eles recebem a visita de um palhaço que agita a galera.

Professor das séries iniciais da Escola Estadual Guilhermino de Oliveira, na Gruta de Lourdes, Lewis Miguel atua há pouco tempo como palhaço, não foi sequer batizado, mas já desfruta da alegria do público quando entra em cena. “É minha quarta apresentação em público, nem nome eu tenho, mas estou me divertido muito”, afirmou.

Para Mônica Sarmento, o aulão só foi possível, este ano, graças à disponibilidade dos professores do quadro e das parcerias. “Além da Unit, que nos cedeu o local, temos uma parceria também com o cursinho Contato, que está disponibilizando alguns professores para o aulão”, revelou.

Jacintinho

A Escola Estadual Theonilo Gama, no Jacintinho, também está promovendo um aulão especial de preparação do Enem, nesta sexta e sábado. No dia 16, a partir das 15 horas, seriam revisados conteúdos de História, Sociologia e Física, enquanto no sábado, dia 17, a revisão seria direcionada para a disciplina de Biologia.

“Ao todo, cerca de 70 alunos devem participar destas aulas especiais, as quais contam com a participação de professores parceiros que atuam em cursos preparatórios para o exame aqui de Maceió. Temos mais uma atividade prevista para a próxima semana, reunindo professores de várias disciplinas”, adianta a coordenadora pedagógica Sandra Valéria Xavier.

Interior

O cronograma de aulões para o Enem da rede estadual terá continuidade na próxima semana. A 5ª Gere, em Arapiraca, reúne seus alunos para revisão de conteúdos nos dias 19 e 20 na Escola Estadual Costa Rego. Já a 12ª Gere, em Rio Largo, promove evento no dia 22 com sete escolas de Rio Largo e Messias.