Cidades

Arapiraca homenageia melhor pedreiro do Brasil

15/10/2015
Arapiraca homenageia melhor pedreiro do Brasil
(Foto: Ascom Arapiraca)

(Foto: Ascom Arapiraca)

Após conquistar a medalha de ouro no Worldskills 2015, evento internacional que reuniu, há cerca de dois meses, em São Paulo, centenas de jovens aprendizes de 59 países, o arapiraquense Weverton Silva, 21 anos de idade, e aluno do Sesi/Senai de Arapiraca, recebeu uma homenagem, na manhã desta quinta-feira (15), em sua terra natal.

A solenidade faz parte da programação dos 91 anos da emancipação política do município. O evento aconteceu no teatro do Sesi/Senai de Arapiraca e foi promovida pela Prefeitura de Arapiraca com apoio da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea).

A prefeita Célia Rocha, a secretária de Indústria, Comércio e Serviços, Myrka Lúcio, e o presidente da Fiea em Alagoas, empresário José Carlos Lyra, participaram da homenagem, que ainda contou com a presença de gestores, professores e servidores do Sesi/Senai, alunos, professores e servidores da Escola Municipal Djalma Mateus Santana, no bairro Primavera, onde o jovem Weverton Silva estudou antes de ingressar no ensino profissionalizante.

Melhor pedreiro do Brasil e eleito o segundo em todo o planeta, o jovem arapiraquense Weverton Silva, de 21 anos, agradeceu o apoio do Senai e da prefeitura, destacando também a passagem do Dia do Professor.

O jovem relatou que deseja agora ensinar o que aprendeu para pessoas que têm a meta de crescer e obter sucesso no ramo da construção civil.

Filho de feirantes, Weverton Silva saiu de Arapiraca há cerca de dois anos. Ele estudou no Senai de Arapiraca, no curso profissionalizante que é mantido numa parceria entre Senai e Prefeitura de Arapiraca e outros municípios da região.

O jovem seguiu para Maceió e depois para São Paulo, onde ampliou seus conhecimentos até conquistar, neste fim de semana, a medalha de prata na 43a edição do Worldskills 2015, evento internacional que reuniu 1.189 competidores de 59 países em São Paulo.

“Tenho orgulho da minha cidade, apesar das idas e vindas durante esse tempo todo de treinamento. Agradeço a todas as pessoas que me ajudaram e quero retribuir essa conquista repassando as técnicas que aprendi”, declara o jovem arapiraquense.

Investimentos

Ainda nesta quinta-feira (15), a prefeita Célia Rocha e o presidente da Fiea/AL, empresário José Carlos Lyra, visitaram o canteiro das obras de ampliação da unidade do Serviço Social da Indústria (Sesi), localizada no bairro Primavera, em Arapiraca.

Acompanhados de assessores e engenheiros, ambos visitaram e acompanharam de perto os serviços que estão sendo realizados no canteiro de obras.

A unidade do Sesi de Arapiraca foi inaugurada no ano de 2009, por meio de parceria com a prefeitura, na gestão do ex-prefeito Luciano Barbosa.

Localizada na Rua Camilo Colier, no bairro Primavera, a Unidade Integrada José Gomes Barbosa está sendo ampliada de 2 para 4 mil metros quadrados de área funcional. Os investimentos são da ordem de R$ 13 milhões e prazo para conclusão da obra em maio de 2016.

O Sesi de Arapiraca oferta, em parceria com a Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Serviços e empresas locais, vários cursos de qualificação profissional para milhares jovens e adultos, a exemplo de treinamento em Gestão de Negócios, Construção Civil, Alimentos, Informática, Turismo, entre outras áreas.

Por conta da crescente demanda do município, a direção do Sesi decidiu ampliar a unidade, com investimentos da ordem de R$ 13 milhões.

De acordo com o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), empresário José Carlos Lyra, a ampliação da unidade inclui a construção de uma escola profissionalizante e diversos departamentos de apoio técnico para atender às demandas do município de Arapiraca e região.

“Nosso município vivencia um momento importante no cenário nacional, como uma das referências e o sexto em todo o país na geração de empregos. É muito importante esse trabalho de parceria, para que possamos melhorar ainda mais a nossa mão de obra e inserir mais pessoas no mercado de trabalho, garantindo mais renda e qualidade de vida para as famílias”, acrescentou a prefeita Célia.