Brasil

Ação qualifica saneamento de escolas do semiárido brasileiro

26/10/2015
Ação qualifica saneamento de escolas do semiárido brasileiro

 

Semiárido alagoano também está incluído na pesquisa (Foto: Divulgação/Internet)

Semiárido alagoano também está incluído na pesquisa (Foto: Divulgação/Internet)

Uma parceria da marca de cloro em gel da Unilever (Vim), por meio da Fundação Unilever, e do Fundo das Nações Unidas para Infância (Unicef) lançou em 2013 no Brasil a campanha social Vim para Unicef com o objetivo de ajudar a garantir o acesso a água de qualidade e saneamento adequado às crianças e aos adolescentes em escolas de educação básica do semiárido brasileiro.

O projeto internacional nasceu em 2012, um ano antes de chegar ao Brasil, e já ajudou mais de 600 mil pessoas, em países como Gambia, Gana, Nicarágua, Nigéria, Paquistão, Filipinas, Sudão e Vietnã.

“Sabemos que melhorar o saneamento em todo o mundo é um grande desafio, e a situação não é diferente no Brasil. Em parceria com o Unicef, percebemos que uma das regiões em que o problema é mais crítico é no semiárido, onde indicadores de educação e saneamento básico estão totalmente ligados. Existe um grande número de crianças sem acesso à água e ao saneamento nas escolas e isso tem comprometido sua saúde, seu desenvolvimento e sua aprendizagem”, explica Fernando Fernandez, presidente da Unilever Brasil.

“Quando uma criança tem acesso a água de qualidade e saneamento adequado em sua escola, criamos condições para que outros direitos fundamentais sejam assegurados. Ela será uma criança com mais saúde, dignidade e melhores condições de aprender. O impacto não se dá apenas sobre ela, mas também sobre a família e a comunidade onde vive”, afirma Gary Stahl, representante do Unicef no Brasil.

Clima Semiárido

O semiárido é um tipo de clima caracterizado pela baixa humidade e pouco volume de chuva já que apresenta precipitação média entre 200 mm e 400 mm. No Brasil, o clima semiárido está presente nas regiões Nordeste e Sudeste (norte de Minas Gerais), associado ao bioma da caatinga. Estende-se por uma área que abrange os Estados da Região Nordeste, com exceção do Maranhão (86,48%), além do Sudeste (13,52%) também, ocupando uma área total de 974 752 km². Ocupa os seguintes Estados: Alagoas, Bahia, Ceará, Minas Gerais (região setentrional), Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe.

Luta pelo saneamento

A campanha mostra a situação dos municípios do semiárido no canalVim para Unicef no Youtube .

“Oferecer melhores condições de saúde e higiene para crianças é um desafio da sociedade como um todo e, para a Unilever, é de grande importância que nossos consumidores também conheçam e apoiem esta causa, que é determinante para o presente e o futuro de milhares de crianças no Brasil”, pontua Fernandez.

A atuação do Unicef está integrada ao Protocolo de Intenções que o Fundo tem com os ministérios da Integração Nacional e de Desenvolvimento Social, para garantir que toda escola pública na região do semiárido tenha água de qualidade e instalações sanitárias adequadas. “Sabemos da grande importância de se trabalhar com todos os níveis de governos, federal, estadual e municipal, com empresas, a sociedade civil e com cada cidadão para conseguir melhorar a vida de nossas crianças que vivem no Semiárido”, afirma Gary Stahl.

As doações podem ser feitas via débito em conta corrente ou cartão de crédito, diretamente na página do programa no youtube: https://www.youtube.com/user/vimparaunicef