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Seplag lança campanha para uso racional dos recursos de consumo
Reflita. Mude. Economize. A Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), através da Superintendência Administrativa, realizou, na tarde desta quarta-feira (23), o lançamento da campanha para o uso racional dos recursos de consumo, com o palestrante Matheus Lucena, superintendente de Energia e Mineração da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur).
No encontro, foram abordados os dados colhidos a partir do levantamento de gastos da secretaria desde 2014, com papeis, copos descartáveis e consumo de energia elétrica.
“A proposta da campanha é de firmar parcerias entre os setores, almejando resultados positivos, em relação à sustentabilidade, aliada a economia de gastos desnecessários. A participação de todos nesse processo é de suma importância”, avalia a secretária adjunta de Gestão e Controle de Metas, Cristina Farias.
Matheus Lucena, palestrante, falou do uso consciente de energia elétrica, apresentando dados sobre a geração de energia elétrica no Brasil e suas tarifas. Conforme o superintendente, se faz urgente e necessária a adoção de medidas para a redução de energia, não só na secretaria, mas em todo o Estado de Alagoas.
Entre as medidas adotadas na campanha de conscientização, estão o uso da iluminação natural, deixando as cortinas abertas durante o dia; a impressão frente e verso de folhas, assim como a retirada dos bebedouros dos setores, para disponibilizá-los nos corredores da secretaria.
“Além disso, adotaremos os sensores de presença em banheiros e halls e otimizaremos a energia dos computadores, ativando seu desligamento quando não houver uso em quinze minutos corridos. O ar condicionados também serão desligados trinta minutos antes do fim do expediente, e os micro-ondas, geladeiras e frigobares serão desligados durante os finais de semana”, completou Vitor Porangaba, superintendente de Administração.
A adjunta Cristina Farias ressaltou que as medidas não são punitivas, mas construtivas. “Teremos um olhar mais criterioso para as áreas, visando a conscientização de todos os colaboradores”, frisou.
“Com a adoção das medidas, unidas à replicação das informações a todos os servidores da pasta, estaremos cumprindo a lição de casa, em consonância com o discurso do governador Renan Filho de fazer mais com menos”, pontuou o secretário do Planejamento, Christian Teixeira.
“Vivenciamos um momento financeiro de dificuldades no Estado e no País, e devemos, mais do que nunca, estar conscientes do nosso papel enquanto utilizadores responsáveis do dinheiro público”, finalizou o gestor.
Conforme a Superintendência Administrativa da Seplag, em breve será realizada uma nova reunião para a apresentação de resultados, após a adoção das medidas da campanha de conscientização.
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