Geral

Projeto ‘Cinema das Alagoas’ é lançado nesta sexta-feira, 11, no Cine Arte

11/09/2015
Projeto ‘Cinema das Alagoas’ é lançado nesta sexta-feira, 11, no Cine Arte
Secult vem incentivando a promoção da sétima arte em Alagoas. (Foto: Divulgação)

Secult vem incentivando a promoção da sétima arte em Alagoas. (Foto: Divulgação)

O filme vencedor da última Mostra Sururu de Cinema Alagoas “Atirou para Matar” dará o pontapé inicial ao projeto da Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com o Centro Cultural Arte Pajuçara “Cinema das Alagoas”. Nesta sexta-feira (11), às 19h, o Cine Arte abre as portas para o público, em sessão especial para o curta vencedor de melhor roteiro, direção e ficção, do diretor Nuno Balducci.

O projeto faz parte do apoio firmado entre o Governo de Alagoas e o Arte Pajuçara, visando o fomento da sétima arte alagoana e o fortalecimento da produção cultural local.

“Desta forma, estamos estimulando a cultura alagoana, desenvolvendo as nossas artes e oferecendo opções de lazer para a população”, disse a secretária de Estado da Cultura, Mellina Freitas.

O acordo estabelecido prevê apoio do governo estadual, para manutenção do espaço cultural, a garantia de exibições semanais gratuitas das obras alagoanas, além de pautas especiais destinadas aos artistas da terra, como contrapartida social.

“O recurso repassado pelo Governo do Estado é importante para mantermos o funcionamento do nosso Centro Cultural e para oferecermos conteúdo diferenciado, de qualidade artística, e espaço agradável para toda família alagoana”, destacou o diretor de programação, Marcos Sampaio.

Para Mellina Freitas, o projeto mostra o comprometimento do Governo de Alagoas com a cultura. “Este apoio reafirma o compromisso desta gestão com a cidadania. Estamos democratizando a arte ao manter este espaço que cultua o cinema e o debate de ideias”, completou a secretária.

MarginAL

Nos dias 18 e 25 de setembro, o Cine Arte Pajuçara recebe a segunda edição da marginAL – Mostra Alagoana de Cinema Alternativo. O evento, que conta com o apoio do Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Cultura, acontecerá às 18h e a entrada é gratuita. A programação conta com a exibição de nove filmes, entre curtas, médias e longa metragens.

A marginAL é uma oportunidade de os alagoanos conhecerem a produção cinematográfica local que foge dos padrões convencionais do cinema amplamente comercializado nas grandes salas do país. Os filmes são produzidos com orçamento reduzido e o evento conta com a colaboração de entusiastas da sétima arte no estado.

Arte Pajuçara

Situado na avenida Dr. Antônio Gouveia, 1113, Pajuçara, O Centro Cultural é um espaço que promove cultura a partir das artes visuais, cênicas, música e do audiovisual.