Geral

Museu Histórico Nacional tem novo diretor

26/09/2015
Museu Histórico Nacional tem novo diretor
Paulo Knauss possui ampla formação universitária no Brasil, sendo Licenciado, Mestre e Doutor em História. (Foto: Divulgação Ibram)

Paulo Knauss possui ampla formação universitária no Brasil, sendo Licenciado, Mestre e Doutor em História. (Foto: Divulgação Ibram)

Paulo Knauss de Mendonça foi nomeado, nesta quinta-feira (24), como novo diretor do Museu Histórico Nacional (MHN), unidade do Instituto Brasileiro de Museus, no Rio de Janeiro (RJ).

Knauss foi selecionado entre os candidatos inscritos na Chamada Pública nº 7, aberta em outubro de 2014. Na seleção, foram considerados os critérios de formação acadêmica em nível superior; experiência comprovada em gestão envolvendo atividades de relacionamento com organizações do governo ou entidades da sociedade em geral; e conhecimento das políticas públicas do setor museológico e da área de atuação do museu.

Os critérios envolveram apresentação de currículo, declaração de interesse e plano de trabalho. Além da apresentação da documentação, também foi realizada entrevista oral entre o candidato e a comissão de seleção designada.

Currículo

Paulo Knauss possui ampla formação universitária no Brasil, sendo Licenciado, Mestre e Doutor em História, e vasta experiência no exterior, onde obteve bolsas de estudo na Alemanha e na França, inclusive estágio de pós-doutorado.

Possui experiência acadêmica como professor do Departamento de História da Universidade Federal Fluminense, onde orientou vários trabalhos de mestrado e doutorado, além de ter desenvolvido e coordenado vários projetos de pesquisa no campo das relações entre história e memória, arte e cultura visual. Nos últimos anos, tem estudado especialmente a história de coleções e acervos de arte no Brasil.

Em 2015, sob sua organização, foi lançado o livro Objetos do olhar: história e arte. Participa ativamente de fóruns de política cultural, tendo sido membro do Conselho Nacional de Políticas Culturais (CNPC) e do Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ). Foi diretor do Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro, presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Rio de Janeiro e presidente da seção estadual da Associação Nacional de História – Rio de Janeiro. É conselheiro do Museu de Astronomia e Ciências Afins, membro do Comitê Brasileiro de História da Arte (CBHA) e sócio do Instituto Histórico e Geográfico do Rio de Janeiro (IHGRJ) e do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB).