Geral

Ministro da Integração vistoria Canal do Sertão e confere resultados

03/09/2015
Ministro da Integração vistoria Canal do Sertão e confere resultados
Occhi comentou sobre a obra da Adutora do Alto Sertão. (Foto: Neno Canuto)

Occhi comentou sobre a obra da Adutora do Alto Sertão. (Foto: Neno Canuto)

A secretária de Estado da Infraestrutura e o ministro da Integração visitaram, nesta quinta-feira, 3, as obras do Canal do Sertão. Aparecida Machado e Gilberto Occhi vistoriaram o trecho 3 da obra. Com previsão de conclusão da obra até setembro, o ministro fez um sobrevoo desde o quilômetro zero do canal e pode conferir os trechos 1 e 2, que já estão em funcionamento, além da Adutora do Sertão Alto, que será concluída até fevereiro de 2016.

De acordo com Gilberto Occhi, já são visíveis as mudanças nas regiões que são atendidas pelo Canal.

“A nossa percepção é que onde a água já está correndo temos uma mudança do cenário local, com os pequenos irrigantes, com a possibilidade de um abastecimento de água através de carros pipa, em função da escassez hídrica nessas regiões de Alagoas. Estamos com uma expectativa muito grande com a execução da Adutora do Alto Sertão, que tem captação no próprio Canal e que abastecerá oito municípios”, disse o ministro da Integração.

O Canal do Sertão é a maior obra de infraestrutura hídrica de Alagoas e uma das maiores do Nordeste, levando água para a população sertaneja que hoje sofre com a seca, melhorando a qualidade de vida da população e desenvolvendo a economia regional, contribuindo também para a redução do êxodo rural no Sertão.

O trecho 3 compreende do km 63 ao 94, passando pelos municípios de Água Branca, Olho D’Agua do Casado, Inhapi e Senador Rui Palmeira, beneficiando mais de 75mil habitantes e empregando mais de 1.000 pessoas na obra.

O ministro, a equipe técnica da Secretaria da Infraestrutura e da construtora, vistoriaram as obras da comporta 8 e 9, emboque e desemboque do túnel Mandacaru e a ponte canal 10. Todas localizadas no trecho 3 do Canal do Sertão.

Para Aparecida Machado, a vinda do ministro a obra é importante para que ele acompanhe o andamento dela e veja que o recurso enviado está sendo bem aplicado.

“A possibilidade de aumentarmos de imediato pelo menos 25 km a mais de água é eminente. É muito importante a vinda do ministro para que ele mantenha o fluxo dos recursos mesmo nesse momento de crise”, ponderou a secretária estadual.

A obra é parte integrante da interiorização do desenvolvimento, que o Estado tanto destaca. Com água chegando ao pequeno produtor, a geração de renda circula com mais facilidade, oportunizando ao cidadão se inserir economicamente na região. É o bom uso da água do Canal do Sertão mudando a realidade do Semiárido alagoano.