Geral

Ministério da Saúde realiza capacitação sobre o Mapa da Saúde em AL

24/09/2015
Ministério da Saúde realiza capacitação sobre o Mapa da Saúde em AL
 Secretária Rozangela Wyszomirska durante visita à capacitação do Mapa da Saúde (Foto Olival Santos)


Secretária Rozangela Wyszomirska durante visita à capacitação do Mapa da Saúde (Foto Olival Santos)

Para instruir técnicos e gestores sobre a ferramenta eletrônica Mapa de Saúde, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), em parceria com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems) e Ministério da Saúde, realiza nestas quinta (24) e sexta-feira (25), o treinamento de multiplicadores para utilização do sistema.

A iniciativa está sendo realizada na sede da Sesau, em Jaraguá, e reúne 30 participantes entre gestores estaduais de saúde e representantes das secretarias municipais. Na ocasião a Secretária Estadual de Saúde, Rozangela Wyszomirska, destacou a importância da ferramenta para a análise da real situação de saúde e construção de políticas públicas.

De acordo com a representante do Ministério da Saúde e instrutora do curso, Gisela Mascarenhas, o Mapa da Saúde é constituído por informações de vários indicadores, além de descrever como são distribuídos os recursos humanos, as ações e os serviços disponibilizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

“A ferramenta tem o objetivo de facilitar o acesso a informações referentes à saúde, permitindo aos gestores e profissionais da área uma melhor avaliação, planejamento e entendimento das ações em curso da saúde. Com base nesses dados, os gestores podem criar políticas públicas mais eficientes ampliando o alcance da assistência do SUS”, destacou Gisela Mascarenhas.

Já o gerente do setor de Tecnologia de Informação da Sesau, Eraldo Alves, salientou que os multiplicadores capacitados irão transmitir o conhecimento para os técnicos das secretarias municipais. “A expectativa é de que até o fim do mês de novembro todos os profissionais dos 102 municípios de Alagoas estejam capacitados para interagir corretamente com o sistema Mapa da Saúde”, destacou Alves.