Cidades

Maceió: Lazer na Praça terá aulas de longboard, música e piquenique vegano

12/09/2015
Maceió: Lazer na Praça terá aulas de longboard, música e piquenique vegano
(Fotos:Marco Antônio/Secom)

(Fotos:Marco Antônio/Secom)

Neste domingo (13), a banda do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) retorna à Praça do Centenário, no Farol, numa apresentação composta por 25 músicos em um repertório popular ritmado pelo xote, baião e choro. Das 8h até 14h, os maceioenses podem aproveitar esse projeto de resgate do espaço público promovido pela Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel).

“Os músicos do Corpo de Bombeiros já são nossos parceiros e têm no Lazer da Centenário um comprometimento, antes de mais nada, com quem vai para lá para dançar, prestigiar o show. Além disso, conseguimos disponibilizar, gratuitamente, internet durante a manhã do domingo numa parceria firmada com a GVT”, disse o titular da Semel, Antônio Moura.

A partir de 9h, os músicos vão se apresentar ao som de trompetes, flautas, trombones e demais instrumentos de sopro e percussão no palco central da Praça do Centenário, um espaço amplo que tem contribuído para a oferta de momentos de descontração com opções para toda a família. Nesse mesmo horário, tem início o projeto Centenário Boards de aulas gratuitas de como subir, remar e manter o equilíbrio no longboard. Para quem não tem prancha, mas ficou interessado, lá vão estar disponíveis duas pranchas do board: a idade mínima é de 12 anos, desde que acompanhada da supervisão dos pais. Com esse despertar coletivo, o grupo já atuou na Praça Marechal Deodoro, no Centro, e planeja crescer. Mais informações podem ser vistas na página do projeto ou pelo telefone 98179-7984.

Mas antes, logo início da manhã, a equipe da Semel vai realizar momentos de alongamento e ginástica laboral. Também serão realizadas brincadeiras e jogos de tabuleiro – xadrez e dama, por exemplo – para quem estiver na Praça.

Piquenique Vegano

Lembrada semanalmente e já com presença marcada, a venda de alimentos da feira orgânica da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) também faz parte do domingo: verduras, frutas, mel, tapioca e beiju compõem a banca de gêneros alimentícios a serem vendidos –, tudo sem agrotóxico – uma ótima oportunidade para conhecer novos sabores.

Aliás, que tal aproveitar a feira para um piquenique? O coletivo Maria Semente realiza o XXXVI ArtVegNic Vegano – um piquenique vegano, sem produção de alimentos de origem animal, oportunidade que servirá para a realização de oficinas sobre orientação alimentar, além de momentos de yoga, pintura e dança embaixo do galhos das árvores num aproveitamento da sombra e brisa da Centenário. Basta levar toalhas para forrar no chão, cangas, (copos,pratos, talheres sem ser descartáveis), livros de poesia de música de artes e alimentos a serem compartilhados, obedecendo ao veganismo.

Para a segurança de todos, a pista em frente à Praça, no sentido Tabuleiro do Martins – Centro é bloqueada pelos agentes da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) para a prática de atividades físicas e esportes radicais.

No último domingo de setembro, dia 27, não haverá edição do Lazer na Praça do Centenário devido à poda de árvores a pedido e execução da Eletrobrás Alagoas.

Graciliano Ramos

Na parte alta da cidade, no Conjunto Graciliano Ramos, o lazer na rua fechada será retomado após o período de chuvas, com uma programação repleta de atividades. Com apoio da Prefeitura, o espaço é reservado das 14h às 18h na Avenida e com diferentes ações promovidas pela Associação dos Moradores do Residencial Graciliano Ramos (AMGR) e pela Semel. Apresentações musicais com uma banda da região, zumba e capoeira, além de atividades como karatê, judô e xadrez, são algumas das atrações. A rua fechada, larga e completamente asfaltada, tem sido aproveitada por crianças e jovens que vão para o local com patins, bicicletas e patinetes.