Geral

Detran/AL abre Semana Nacional de Trânsito nesta sexta-feira

17/09/2015
Detran/AL abre Semana Nacional de Trânsito nesta sexta-feira
Em todas as produções, há a preocupação com as mensagens para preservação da vida no trânsito, as obrigações de todos para um trânsito mais humano e menos violento (Foto: Lays Peixoto)

Em todas as produções, há a preocupação com as mensagens para preservação da vida no trânsito, as obrigações de todos para um trânsito mais humano e menos violento (Foto: Lays Peixoto)

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran/AL) abre, nesta sexta-feira (18), a Semana Nacional de Trânsito (SNT). Com uma programação que ocorre das 8h às 12h, as ações organizadas pelo órgão têm como destaque a apresentação de toda a campanha publicitária para a SNT e a entrega da premiação aos estudantes autores dos trabalhos vencedores. A solenidade de abertura acontece na sede do órgão, às 9h, e as atividades seguem até o próximo dia 25.

A campanha publicitária envolve filmes (VTs) com dicas de trânsito; áudios (spots) para emissoras de rádios, banners para a web (sites) e peças para os veículos impressos (jornais e revistas). Na campanha, também estão previstas abordagens nos cruzamentos, com peças teatrais voltadas para o tema da SNT.

Haverá, ainda, a distribuição de material gráfico, como uma cartilha infantil com informações básicas para a segurança no trânsito e de ‘jogos americanos’ personalizados para restaurantes parceiros da campanha.

Em todas as produções, há a preocupação com as mensagens para preservação da vida no trânsito, as obrigações de todos para um trânsito mais humano e menos violento. O material publicitário foi produzido a partir de orientação dos técnicos da Coordenadoria de Educação para o Trânsito (Edutran).

Produções nas escolas

Este ano, o tema da SNT é ‘Seja você a mudança no trânsito’ e, no concurso para as melhores produções, foram inscritos 30 trabalhos. O concurso envolveu as mais criativas produções como: livros, cartazes, banners, paródias, redação, poesia, documentário, fotografia, maquete, entre outros. A Edutran deixou estudantes e professores à vontade para a criação.

O propósito era deixar professores e educadores livres para criar sobre a Semana Nacional de Trânsito. O resultado das produções superou as expectativas de todos os integrantes da comissão julgadora, formada por representantes dos órgãos e instituições envolvidos na SNT, sob a coordenação da Edutran.

Participaram estudantes e professores de escolas públicas e particulares de Maceió e do interior do estado, além de instituições como a Legião da Boa Vontade (LBV), por exemplo.

Os vencedores já são conhecidos e a entrega da premiação ocorrerá na solenidade de abertura da campanha, nesta sexta-feira (18), quando haverá a entrega formal dos prêmios.