Política

Desastre administrativo deixa Major Isidoro, a capital da Bacia Leiteira, em pleno caos

07/09/2015
Desastre administrativo deixa Major Isidoro, a capital da Bacia Leiteira, em pleno caos
capaa

Principal praça de Major Isidoro, a Divaldo Suruagy está repleta de mato e animais

 

O descaso e a falta de respeito com a saúde pública tem levado aquele povo sertanejo à condição de miserabilidade sem precedentes. A impressão que dá é que quase toda a população está enferma.

Observa-se um grave caso de epidemia que já vitimou dois terços da população da cidade decadente. Uma virose transmissível, descontrolada pela irresponsabilidade da administração pública municipal em não prevenir a população para o combate, atinge estimativamente

70% do município. Fato que tem levado aquele povo ao desespero.

Sem ter a quem buscar socorro, já que a prefeita os abandonou, a situação é de calamidade pública e o Ministério Público deveria intervir urgentemente.

De quem é a responsabilidade direta por esse caos?

Todo mundo de Major Isidoro já tem a resposta na ponta da língua: “da prefeita Santana Mariano”.

Basta andar pelas ruas da cidade, pelos bairros da periferia e por qualquer lugar, e ver que a cidade virou uma pocilga a céu aberto, onde os porcos rasgam os sacos de lixo que a prefeitura insiste em não recolher.

A falta de saneamento e a grave piora do que já era ruim, soma-se a tantos outros descasos sucessivos que jogam a população isidorense no leito de dor.

“É um preço muito alto que aquele povo hoje paga”, diz um popular que prefere não se identificar.

Por outro lado, contrariando o que está fazendo o restante dos municípios brasileiros nesses tempos de crise, a prefeitura está queimando dinheiro num calendário festivo repleto de bandas musicais, previsto para a segunda quinzena de Setembro, na Festa do Leite.

Sabe-se que o Tribunal de Contas de Alagoas, recomendou aos municípios evitarem gastos com festas e contratação de shows devido a grave crise econômica por que passa o país, inclusive com redução no repasse do FPM.

Na semana passada, a prefeita Célia Rocha, de Arapiraca, o maior município do interior alagoano, foi anfitriã de uma reunião com prefeitos de diversos municípios alagoanos que debateram a crise e combinaram medidas para evitar o pior em cada município.

Mas nada parece abater a ostentação da prefeita isidorense Santana Mariano que vai promover a todo custo a Festa do Leite em Major Isidoro, mesmo estando o município e sua população padecendo de recursos primários. Apesar do momento econômico desfavorável, com a forte inflação, alta do dólar, e queda na arrecadação, a prefeita não parece não se preocupar com o aumento dos gastos públicos para promoção de shows.

Os cachês das atrações são altos e o alto custo delas serão descontados do bolso do contribuinte isidorense que não recebe a atenção básica e sofre seu pior momento.

O sofrimento do isidorense e a falta de cuidado da gestão de Santana Mariano com seu povo é gritante. As imagens desta reportagem são as provas contundentes do desamparo causado pela gestão de Santana Mariano que literalmente abandonou a cidade e seu povo.

Veja a galeria de fotos com os registros do abandono