Geral

Curso de Táticas Policiais forma 1ª turma em Alagoas

17/09/2015
Curso de Táticas Policiais forma 1ª turma em Alagoas
Curso priorizou a qualificação do trabalho policial em Alagoas. (Foto: Neno Canuto)

Curso priorizou a qualificação do trabalho policial em Alagoas. (Foto: Neno Canuto)

A Polícia Militar de Alagoas realizou, na manhã desta quinta-feira, 17, a formatura da primeira turma do Curso de Táticas Policiais, no auditório da Escola Superior de Magistratura de Alagoas (Esmal). A solenidade contou com a participação do corpo discente, formado por 144 agentes da Segurança Pública, e dos instrutores do treinamento, pertencentes aos departamentos de polícia especializada norte-americana (Swat).

O evento foi presidido pelo comandante-geral da PM, coronel Lima Júnior, e prestigiado por diversas autoridades civis e militares, além de representantes das instituições envolvidas e familiares dos formandos. Durante a formatura, Lima Júnior enfatizou a importância da integração das forças policiais e destacou a honra da Polícia Militar em receber os integrantes das demais instituições.

“A Segurança Pública é fruto da ação de todos e o meu desejo é que os formandos desta data possam agir como multiplicadores em suas instituições, conscientes da responsabilidade desta capacitação”, frisou Lima Júnior.

A solenidade foi marcada pela entrega dos certificados a uma representação dos formandos, bem como aos dois melhores atiradores do curso, tenente Tales Tomé, do 9º BPM e soldado Celyane Rocha, do 8º BPM. Para Celyane, a estrutura do curso e o incentivo dos instrutores foi fundamental.

“Realmente não imaginei chegar a ser considerada um destaque na prática de tiro, mas o incentivo e estímulo que recebemos impulsionaram nossa vontade de assimilar ao máximo as instruções, que superaram todas as expectativas, pela qualidade e técnica dos instrutores”, frisou a militar.

O corpo docente do curso foi formado pelos agentes Tim Williams e Ken Farren, instrutores do Departamento de Polícia do Texas, nos Estados Unidos, e que já foram comandantes da Swat, além do holandês Paul Lucas, atirador e paraquedista profissional.

Os instrutores de tiro José Bakker e José Antônio auxiliaram as instruções, inclusive como facilitadores da comunicação entre instrutores e alunos. Todos receberam certificados de agradecimento pela participação.

O Curso

O I Curso de Táticas Policiais foi iniciado no último dia 8, coordenado pelo comandante do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), major Ênio Bolivar. Segundo ele, o curso foi essencialmente prático e visou o aperfeiçoamento da atuação policial em Alagoas.

“Nosso objetivo é que os alunos possam se aprimorar ao máximo e venham a ser futuros multiplicadores em suas unidades e instituições de origem”, salientou Bolivar.

Entre as disciplinas do curso estiveram manutenção e limpeza de armamento, fundamentos do tiro policial, prática de tiro, táticas defensivas, retenção com algemas e combate em ambiente confinado.

As vagas foram distribuídas entre Polícia Militar, Polícia Civil, Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (Seris), Secretaria de Segurança Pública (SSP) e Guarda Municipal de cinco municípios alagoanos: Maceió, Marechal Deodoro, Pilar, Murici e Delmiro Gouveia.