Artigos

Comércio Exterior

19/09/2015
Comércio Exterior

A Editora Atlas enviou à minha pessoa a título de cortesia,  o livro Comércio Exterior  – Teoria e Gestão – destinado a professores universitários de grande valia acadêmica. Primeiro, dois organizadores são responsáveis pelos textos: Reinaldo Dias/ Waldemar Rodrigues. Depois, são especialistas na área que abrange Administração, Ciências Contábeis e Direito.

            Na qualidade de professor da disciplina Comércio Exterior da Faculdade Cesmac do Sertão, Campus Promotor José Helenildo Ribeiro, do 7º Período do curso de Administração de Palmeira dos Índios,  tenho a satisfação de acusar o recebimento e, ao mesmo tempo, tecer comentários a respeito da obra.

            O grande prazer de qualquer educador é, sem dúvida alguma, receber apoio numa publicação onde se encontra a maioria do conteúdo programático e, principalmente, no que se refere ao Plano de Aula do segundo semestre de 2015-2. Proporciona alegria em se debater com o alunado assuntos de interesse quer para o discente, quer para o docente.

            Nesse sentido, vê-se no Sumário a construção do sistema internacional de comércio( visão histórica), bem como o surgimento do mercantilismo, ou seja, a primeira teoria econômica compreendida entre o século XVI e a metade do século XVIII, aproximadamente entre os anos 1500 a 1750.

            Em sequência, uma análise das teorias clássicas de comércio exterior, ou seja, liberalismo e comércio internacional, liberalismo de Adam Smith, liberalismo de David Ricardo, evolução do comércio internacional, conjuntura internacional do pós-guerra, globalização/ blocos econômicos. A sistemática de exportação, processo de importação, regimes aduaneiros, História do Novo International Commercial Terms – Incoterms – operacionalização  de cada um dos 11 termos.

            Por outro lado, observa-se a alavancagem e manutenção dos negócios internacionais. Marketing internacional, ambiente de marketing internacional, estratégias de internacionalização. Direito comercial internacional e Lex Mercatoria. Principais fontes do Direito Internacional.

            Diga-se, de passagem, “ Este livro constitui-se num curso básico de comércio exterior, pois aborda de forma integrada aspectos que envolvem estudos relacionados com os negócios internacionais. Possibilita que diversas disciplinas o adotem simultânea e o sequencialmente.

            Está dividido em três partes. A Parte I trata da Construção do Sistema Internacional de Comércio e contém quatro capítulos. A Parte II foca os procedimentos práticos do comércio exterior. A última parte estuda formas de manter e implementar as negociações internacionais e é formada por três capítulos.”

            Dir-se-ia que a Editora Atlas sempre se preocupou em oferecer livros com o propósito de prestigiar o professor não só das áreas de Administração/ Economia / Ciências Contábeis e, principalmente, o curso de  Direito. Assim sendo, divulgo com maior prazer as publicações dessa  Editora ( www.editoraatlas.com.br)

            Por fim, trata-se de “ Livro-texto para as disciplinas de Comércio Exterior, Administração com ênfase em Comércio Exterior e Relações Internacionais. Auxilia os alunos na elaboração de seus trabalhos de conclusão de cursos ( TCCs), bem como para monografias, dissertações e teses nos cursos que se voltam para o estudo  do Comércio Exterior, particularmente com o enfoque na realidade brasileira.”

            Em tempo: no dia 28 de setembro de 2015, data que assinala o lançamento oficial do Campus Promotor José Helenildo Ribeiro, genitor do alcaide de Palmeira dos Índios, Administrador James Ribeiro. Por essas razões, a Terra dos Xucurus receberá um prédio de três pavimentos, 22 salas de aulas climatizadas,  elevadores, uma quadra  de futebol sem contar com a visão panorâmica.

            Esse empreendimento custou a Reitoria do Cesmac mais de doze milhões de reais( recursos próprios) que, por sua vez, tornou-se realidade com a parceria Cesmac e Prefeitura Municipal de Palmeira dos Índios. O terreno foi doado pela unidade municipal e, portanto, o reitor Dr. João Rodrigues Sampaio Filho, juntamente com o vice-reitor doutor Douglas Apratto Tenório, viabilizaram o maior complexo educacional do Estado de Alagoas.

            Sinto-me feliz integrar a Faculdade Cesmac do Sertão. Organização: Francis Lawrence.