Geral

Com paralisação no HU, Sesau aciona Ministério e órgãos de defesa do cidadão

24/09/2015
Com paralisação no HU, Sesau aciona Ministério e órgãos de defesa do cidadão
Secretária Rozangela Wyszomirska reivindica providências urgentes para caso do Hospital Universitário (Foto Carla Cleto)

Secretária Rozangela Wyszomirska reivindica providências urgentes para caso do Hospital Universitário (Foto Carla Cleto)

Diante da suspensão de cirurgias e internações em clínica médica e pediátrica no Hospital Universitário Professor Alberto Antunes, a secretária de Estado da Saúde, Rozangela Wyszomirska, comunicou a situação ao Ministério da Saúde (MS) para as devidas providências sobre o serviço paralisado na quarta-feira (23). “Essa é uma situação extremamente preocupante e que o hospital deve cumprir o seu papel para com os alagoanos”, alertou a gestora.

Rozangela Wyszomirska expôs que entende a situação da direção do hospital, que se encontra sem insumos por conta de não ter sido efetivado o repasse, via governo federal da primeira parcela do dinheiro do Programa de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Reuf). Já o MS, quando informado da situação pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), disse que não sabia do acontecido e que daria um retorno sobre o fato.

“O Ministério da Saúde precisa dar resposta, e urgente, para a população de Alagoas”, defendeu a secretária. Por outro lado. “Mesmo sendo um órgão federal, a gestão da saúde é estadual e municipal”, destaca a secretária. E acrescentou: “Não podemos ficar reféns de uma simples decisão de ‘vamos parar’”, pontuou Wyszomirska.

Isso porque, de acordo com a secretária, essa situação vai gerar um impacto de grandes proporções na Saúde. No entanto, Rozangela lembrou que uma peça importante para este momento é o Ministério Público Federal: “O MPF precisa se posicionar na defesa do Hospital Universitário e de sua importância para a saúde dos alagoanos e para a educação superior”.

A Sesau informou a situação ao MS e também está em contato com demais órgãos para devidas providências, a exemplo dos Ministérios Público Estadual (MPE) e Federal (MPF); e a Defensoria Pública Estadual e Federal.