Geral

Cerca de 30 pacientes com doenças cardiovasculares são atendidos por dia no HGE

28/09/2015
Cerca de 30 pacientes com doenças cardiovasculares são atendidos por dia no HGE
Francisco de Assis Figueiredo, 38 anos, agora se cuida depois de saber dos riscos que corria com vida desregrada (Foto: Olival Santos)

Francisco de Assis Figueiredo, 38 anos, agora se cuida depois de saber dos riscos que corria com vida desregrada (Foto: Olival Santos)

Hipertensão, diabetes, tabagismo, sedentarismo, obesidade, consumo excessivo de álcool e elevado teor de colesterol no sangue são os fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares como infarto agudo do miocárdio, arritmias e insuficiência cardíaca. Somente no Hospital Geral do Estado (HGE), cerca de 30 pacientes são atendidos por dia pela equipe médica da Unidade de Dor Torácica (UDT), segundo informa a cardiologista Estela Farias.

As enfermidades citadas acima são as mais frequentes, mas ainda somam-se: doença das artérias coronárias (DAC), ataque cardíaco, angina, síndrome coronariana aguda, aneurisma e doença cardíaca reumática. “Todas elas originárias dos maus hábitos de vida da população, como o consumo de comidas e bebidas inadequadas, despreocupação com a prevenção de doenças e descuido durante tratamento médico”, explicou a cardiologista.

O operador de máquinas agrícolas Francisco de Assis Figueiredo, de 38 anos, é um desses pacientes que “de repente” passou a sentir um cansaço fora do comum. “Eu tive uma gripe, depois percebi que passei a ficar sempre muito cansado. Fui ao médico, mas ele dizia que era uma virose. Dores nas costas começaram a aparecer e eu não parava de tossir. Foi quando me mandaram para cá, onde estou fazendo todos os exames”, relatou.

Figueiredo é um forte candidato a desenvolver uma DAC, a aterosclerose, caracterizada pelo endurecimento e estreitamento das artérias no coração causado pelo acúmulo de placas – mistura de substâncias gordurosas que incluem colesterol e outros lipídeos. “Ele fará um ecocardiograma [cria a imagem do coração], eletrocardiograma [mede a função elétrica, taxa e regularidade da batida do coração] e dosagem de enzimas cardíacas [para confirmar ou descartar o infarto]. Na necessidade, ele poderá ainda fazer um cateterismo cardíaco e uma angiografia coronária”, comentou a médica.

Todos os exames mencionados pela cardiologista são oferecidos gratuitamente pelo HGE. “Estou impressionado com o atendimento que estou tendo. Não tenho o que reclamar. Estou sendo muito bem examinado e sentindo-me seguro”, disse Francisco. “A minha única tristeza é agora não poder mais me esbaldar com as macarronadas, pizzas e lasanhas”, brincou.

“As pessoas precisam se prevenir. Elas devem controlar mais o colesterol no sangue através de exames periódicos. Devem adotar um estilo de vida mais saudável, praticar atividades físicas regularmente, não fumar e ter o peso ideal – isso também diminui o risco de diabetes. A ingestão do álcool deve ser moderada. Tendo uma dieta saudável, com consumo de frutas e vegetais, a ingestão de sal e sódio diminui, assim como a presença de gordura saturada e colesterol no organismo”, enfatizou a cardiologista Estela Farias.