Geral

Cátia Paganote relembra mágoa com Xuxa

18/09/2015
Cátia Paganote relembra mágoa com Xuxa

Ex

Assistente de palco da apresentadora, nos anos 80 e 90, contou ainda que mesmo proibidos, paquitas e paquitos namoravam nos bastidores: ‘Os casais de ‘Sonho de Verão’ eram reais’

Cátia Paganote ocupou um dos cargos mais cobiçados pelas meninas dos anos 80 e 90 durante seis anos: o de paquita, as assistentes de palco de Xuxa Meneghel. Com o apelido de Miúxa, Cátia trabalhou ao lado da apresentadora, que estreou na TV Record em agosto deste ano, dos 13 aos 19 anos, ou seja, toda a adolescência foi de muita alegria, mas também muita pressão e até uma certa mágoa com Xuxa. Até hoje, a ex-paquita ainda mantém contato com os amigos que maracaram a história de Xuxa na TV.

Em entrevista à colunista Marcela Ribeiro, do portal “UOL”, Cátia relembrou uma passagem em que ficou chateada com a loira. “Em um dos últimos programas, alguém da produção comentou com ela: ‘As paquitas não estão fazendo nada’. Aí no final, ela chamou a gente e falou na nossa cara: ‘Não preciso de vocês para nada’. Isso me deixou magoada. Ela falou também porque ficaram no ouvido dela e depois disso eu vi que foi fofoca de pessoas da produção, que é o que rola em qualquer meio de trabalho. Eu fiquei quieta porque eu já conhecia a Xuxa mesmo e sei que ela estava falando da boca para fora”, relembrou a mãe de Valentina, de 5 anos.

Para quem pensa que o sonho de ser paquita acabou lá pelos anos 90, se engana. A apresentadora Ticiane Pinheiro, não esconde a vontade que tinha de ter sido uma das assistentes de Xuxa e, na segunda-feira (14) se vestiu com o uniforme mais copiado entre as meninas da época, ao substituir a apresentadora no comando do “Programa Xuxa Meneghel”, que estava de luto pela morte do irmão.

Paquitas eram pressionadas para que fossem perfeitas

Ao todo, trabalharam com Xuxa 29 paquitas e Cátia confirmou a linha dura de Marlene Mattos, diretora de Xuxa, na época em relação ao corpo e à beleza das meninas. “Teve paquita que engordou e foi para spa tentar emagrecer. E tinha que ser loira, aí uma mãe fazia uma m no cabelo, porque eram as mães que pintavam, caía o cabelo todo, os fios quebravam, a gente levava bronca”, contou a loira.

A ex-paquita ainda aproveitou para falar sobre como eram os castigos de Marlene. “Como é que uma adolescente, que está na fase de mudança, não tem espinha? Eu não levava esporro por causa disso, levava bronca porque eu falava tudo na cara. Aí, às vezes, eu ia para casa e ficava uma semana de castigo, afastada do programa. Ou a gente era cortada de alguma viagem”, contou a loira.

Namoro nos bastidores dos programas de Xuxa

Segundo Cátia, as ordens de Marlene Mattos eram de que as paquitas e os paquitos não poderiam ter qualquer tipo de romance, mas não foi bem assim na prática. “Na época não poderia ter namoro entre as paquitas e paquitos, mas tinha, claro. Éramos menores de idade e a Marlene que tomava conta da gente. Era muito rígido esse negócio de não dar mole para outro artista, de não dar mole para os paquitos. Mas rolava sempre um namoro ou outro, alguém ficava com as mais velhas”, contou.

“A Bianca (Rinaldi) namorou uns quatro anos com o Marcelo (Faustini). A Letícia (Spiller) também namorou o Cláudio (Heinrich) acho que uns dois anos. Todos os casais do filme ‘Sonho de Verão’ (1990) eram os casais reais. E a gente achava que a Marlene não sabia de nada, mas ela sabia de tudo”, dedurou a loira.