Geral

Ban Ki-Moon pede na ONU solidariedade da União Europeia com refugiados

28/09/2015
Ban Ki-Moon pede na ONU solidariedade da União Europeia com refugiados
Ban Ki-moonelogiou os  esforços da União Europeia em relação à crise (Arquivo/Marcello Casal Jr./ABr)

Ban Ki-moonelogiou os esforços da União Europeia em relação à crise (Arquivo/Marcello Casal Jr./ABr)

O secretário-geral das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-Moon, pediu ontem (27) à União Europeia (UE) que use de “compaixão e solidariedade” para com os refugiados que chegam a Europa. O pedido do secretário-geral foi feito durante a Cúpula de Desenvolvimento Sustentável na sede da ONU, em Nova York.

Em comunicado, ele pediu ao presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, ao primeiro vice-presidente da Comissão Europeia, Franz Timmermans, e a alta representante da Política Externa da UE, Federica Mogherini, que trabalhem junto aos países que formam a UE para que a Europa possa dar uma resposta “apropriada” aos desafios associados ao crescente movimento de refugiados para a Europa.

Ban Ki-Moon elogiou os esforços já realizados pela UE em relação à crise e manifestou “gratidão” pela “generosidade” surgida com os recentes novos apoios anunciados por Bruxelas para os refugiados sírios.

Hoje na ONU, Ban Ki-moon reuniu-se com Donald Tusk, com Frans Timmermans e Federica Mogherini. Na reunião foram discutidos, além da questão de migração e de acolhida aos refugiados, assuntos relacionados com a situação da Ucrânia e o Acordo de Minsk (assinado em setembro de 2014 por representantes da Ucrânia, Rússia, República Popular de Donetsk, e República Popular de Lugansk) para acabar com a guerra no leste da Ucrânia), que deve ser cumprido até ao fim do ano, e a agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável do planeta.