Política

Vereadores de Palmeira voltaram às atividades, hoje, após um mês de recesso

05/08/2015
Vereadores de Palmeira voltaram às atividades, hoje, após um mês de recesso

 

Sessão na Câmara de Palmeira dos Índios, após recesso de 30 dias (Foto: Jackson Amaral/Tribuna do Sertão)

Sessão na Câmara de Palmeira dos Índios, após recesso de 30 dias (Foto: Jackson Amaral/Tribuna do Sertão)

O primeiro dia de trabalho dos vereadores de Palmeira dos Índios, depois do recesso de 30 dias, foi iniciado, hoje, com falta de energia. Após 30 minutos de espera, o presidente da Casa, Salomão Torres (PSDB), deu iniciou aos procedimentos de leitura de proposições e da ordem do dia, executadas pelo vereador Flávio Targino (PT).
15 Projetos de Lei, considerados importantes para os parlamentares, foram vetados pelo governo municipal. Entre eles, o Programa Médico nas Creches, de autoria do vereador Márcio Henrique (PPS); o atendimento preferencial e obrigatório ao idoso nos diferentes níveis de atenção a saúde, de autoria da vereadora Sheila Duarte (PT); o atendimento veterinário público, recolhimento e proteção a cães e gatos em situação de risco, ou de abandono, no município de Palmeira dos Índios, proposto pelo vereador Júlio Cezar (PSDB); e a obrigatoriedade de acompanhamento psicológico ao corpo discente das escolas municipais, da vereadora Joelma Toledo (PMDB), entre outros.
Duas Votações de Indicação foram aprovados pelos vereadores. A primeira se refere à mudança de nome do bairro de Vila Maria para Cidade Universitária. A segunda diz respeito a uma parceria, entre o município de Palmeira dos Índios com o Serviço Social da Indústria (Sesi), para a realização de uma edição do programa Ação Global na região. As duas propostas são de autoria do vereador Sérgio Passarinho (PMDB).
A vereadora Joelma Toledo lamentou o veto ao seu Projeto de Lei, e aproveitou para se despedir, mais uma vez, dos colegas de parlamento. Ela é suplente do vereador Roberto Cândido (PMDB), que pediu afastamento da Câmara por um período de quatro meses, e volta a ocupar o cargo na próxima sessão (dia 12) . “Infelizmente, o meu projeto não foi aprovado. Mas só tenho a agradecer os quatro meses de atuação aqui na Casa e também quero agradecer ao prefeito James Ribeiro, que para quem ainda não sabe, concedeu vinte por cento de aumento aos professores, e também contratados da área de educação. Agradeço aos vereadores que me apoiaram e estiveram ao meu lado durante esse tempo”, ressaltou.
O vereador Sérgio Passarinho (PMDB) elogiou a vereadora, e disse que os projetos vetado, hoje, ainda serão encaminhados às respectivas comissões, para nova análise pelos vereadores. “A vereadora Joelma fez um excelente trabalho. Em nome de todos os vereadores, peço que ela continue ao nosso lado, principalmente no que se refere à área de educação do município. Hoje, voltamos a nos reunir com a mesma força e determinação, dentro dos limites que o município oferece, lutando pelas melhorias da nossa terra. E quero dizer que os projetos vetados foram apenas lidos. Eles ainda vão passar pelas comissões, que vão dar o parecer final”, garantiu.
Sérgio Passarinho lembrou que hoje é comemorado o Dia Nacional da Saúde. “O cuidado com a nossa saúde é muito importante. E hoje também devemos lembrar que foi em cinco de agosto, de 1872, que nasceu Oswaldo Cruz. Ele foi médico, cientista, bacteriologista, epidemiologista e sanitarista brasileiro. Um nome importante para a saúde do Brasil, por ter sido pioneiro no estudo das moléstias tropicais e da medicina experimental no país”, completou.
A sessão foi encerrada pelo vereador Salomão Torres, que aproveitou a oportunidade para parabenizar todos os pais do município, pelo Dia dos Pais, que vai ser comemorado no domingo, dia 9.