Geral

Sérgio Jucá tomará como posse como vice-presidente da região Nordeste do CNPG

17/08/2015
Sérgio Jucá tomará como posse como vice-presidente da região Nordeste do CNPG

  sjuc122

  O procurador-geral de Justiça de Alagoas, Sérgio Jucá, será empossado, na próxima sexta-feira (21), como vice-presidente da região Nordeste do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais dos Estados e da União (CNPG). A solenidade ocorrerá na sede do Ministério Público Estadual de Goiás. Jucá defenderá, a partir da sua posse, os interesses institucionais dos MPs dos nove estados nordestinos.
A posse vai acontecer na tarde da sexta-feira, às 17h,no auditório do prédio-sede do Ministério Público do Estado de Goiás, situado à Rua 23, quadra A 06, lotes 15/24, Jardim Goiás, em Goiânia. Na ocasião, será empossado, oficialmente, Lauro Nogueira (MPE-GO) na presidência do CNPG, Sérgio Jucá, na condição de vice-presidente da região Nordeste, e outros cinco colegas, também procuradores-gerais: Sandro José Neis (MP-SC), da região Sul; do Centro-Oeste, Humberto de Matos Brittes (MP-MS); Sudeste, Márcio Fernando Elias Rosa (MP-SP); Norte, Airton Pedro Marin Filho (MP-RO); e da União, Leonardo Roscoe Bessa (MP-DFT). Antes disso, haverá reunião ordinária do Conselho, das 09h ÀS 13h, no hotel Confort Suítes Flamboyant.
A chefia do MPE de Alagoas foi eleita, por unanimidade, no dia 22 de junho último, na primeira reunião ordinária coordenada pelo novo presidente do CNPG, Lauro Machado Nogueira, procurador-geral do Ministério Público de Goiás.
“É uma função que muito nos orgulha e vai exigir de nós ainda mais dedicação às causas dos MPs brasileiros. Sobre a escolha do nosso nome, o que posso dizer é que ela ocorreu em reconhecimento ao valor do bravo Ministério Público de Alagoas e da sua luta para garantir a efetividade dos direitos fundamentais do cidadão alagoano”, afirmou Sérgio Jucá.
Os novos vice-presidentes regionais da diretoria foram eleitos para o anuênio 2015-2016. No caso do procurador-geral de Justiça, Sérgio Jucá, ele vai atuar na função defendendo as demandas e interesses dos Ministérios Públicos da Bahia, Sergipe, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Maranhão e Piauí.
Essa é a segunda vez que um procurador-geral de Justiça de Alagoas toma assento na vice-presidência do CNPG para a região Nordeste. Em 2011, o então procurador-geral Eduardo Tavares também foi escolhido para o mesmo posto.

    Missão

De acordo com o estatuto do CNPG, compete aos vice-presidentes regionais auxiliar o presidente na administração do Conselho e apoiar as atividades do Colegiado em suas respectivas regiões ou exercer atribuições por delegação da diretoria.

    O CNPG

O Conselho Nacional de Procuradores-Gerais (CNPG) é uma associação nacional, sem fins lucrativos, da qual fazem parte os procuradores-gerais de Justiça dos Ministérios Públicos dos Estados e da União. Foi criado em 9 de outubro de 1981, completando 30 anos de atividades em 2011.
Funcionando na forma de um Colegiado, o Conselho foi criado com o objetivo de defender os princípios, prerrogativas e funções institucionais do Ministério Público. É sua função integrar os Ministérios Públicos de todos os estados brasileiros; promover intercâmbio de experiências funcionais e administrativas; e trabalhar pelo aperfeiçoamento da instituição, traçando políticas e planos de atuação uniformes ou integrados que respeitem as peculiaridades regionais. O Conselho avalia, periodicamente, a atuação do Ministério Público.