Geral

Procon-AL divulga ranking de empresas mais reclamadas no Estado

12/08/2015
Procon-AL divulga ranking de empresas mais reclamadas no Estado
Procon-AL presta serviço de apoio ao consumidor alagoano com divulgação de empresas mais reclamadas no mês de julho (Ilustração Ascom)

Procon-AL presta serviço de apoio ao consumidor alagoano com divulgação de empresas mais reclamadas no mês de julho (Ilustração Ascom)

A Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/AL) realizou um levantamento das 10 empresas mais acionadas durante o mês de julho no Estado. Prestadoras de serviços bancários e de telefonia estão entre as primeiras colocações da lista, é o que aponta o Sistema de Informação Nacional de Defesa do Consumidor (Sindec).
Só em julho, o órgão recebeu 3.315 reclamações de consumidores com algum problema. Desse número, 966 denúncias correspondem só as 10 empresas que mais foram acionadas pela população. Além disso, no comparativo com o mesmo período de 2014, o órgão registrou em julho um aumento mínimo de 20 ocorrências.
Na primeira posição do ranking, a Caixa Econômica Federal (CEF) apresenta 155 reclamações; ‘desbancando’ a Claro S.A, que aparece agora na segunda posição com 148 ocorrências registradas. A TNL PCS S/A (Oi) manteve sua terceira colocação com 121 reclamações.
O Sindec registrou que o Banco Itaú BBA S.A caiu do 4° lugar para o 9°. Agora, a quarta posição é ocupada pela Tim Nordeste S/A. Lojas de varejo e empresas que prestam serviços de energia e internet disputam as outras posições do ranking.
Para a superintendente do Procon de Alagoas, Flávia Cavalcante, é importante que o órgão continue a dialogar com essas empresas. “É primordial a conversa com essas prestadoras de serviços para que eles sintam que o Procon/AL trabalha em prol dos direitos dos consumidores. Elas devem aprender a respeitar o cliente. Além disso, o levantamento serve como uma referência ao consumidor sobre aquela empresa e seus tipos de relação de consumo”, afirma Cavalcante.

Confira abaixo o ranking completo das dez empresas mais reclamadas em julho:
Empresas Reclamações

CAIXA ECONOMICA FEDERAL 155 4,68
CLARO S.A. 148 4,46
TNL PCS S/A 121 3,65
TIM NORDESTE S/A 100 3,02
SKY BRASIL SERVICOS LTDA 89 2,68
TELEMAR NORTE LESTE S/A 85 2,56
ELETROBRÁS – ALAGOAS 68 2,05
LOJAS INSINUANTE LTDA 68 2,05
BANCO ITAU BBA S.A. 66 1,99
NET SERVICOS S/A 66 1,99

Total – Atendimentos da Estatística: 966
Total Geral de Atendimentos: 3315