Geral

Organização Pan-America de Saúde apoia fortalecimento da atenção básica em Alagoas

17/08/2015
Organização Pan-America de Saúde apoia fortalecimento da atenção básica em Alagoas
Em Alagoas, são 193 profissionais do Mais Médicos atuando em 73 municípios (Fotos: Carla Cleto)

Em Alagoas, são 193 profissionais do Mais Médicos atuando em 73 municípios (Fotos: Carla Cleto)

Os representantes da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), Glauco Oliveira e Renato Tasca, reuniram-se com os gestores da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) nesta segunda-feira (17). Durante o encontro, os representantes da Opas levantaram a possibilidade de um apoio direto para Alagoas fortalecer a Atenção Básica, por meio do aprimoramento do programa Mais Médicos.
“Proporcionar uma visão de melhor aproveitamento do que já está funcionando com o Mais Médicos”, defendeu Glauco Oliveira, sobre a iniciativa da Opas de contribuir com o fortalecimento da Saúde Pública, em cada realidade. De acordo com o relato de gestores estaduais de outros estados, o programa funciona como uma “vitamina” para o SUS, seja por proporcionar espaço para a demanda espontânea ou mesmo para mudar o perfil do atendimento – agora mais humanizado.
A secretária adjunta do Estado da Saúde, Rosimeire Rodrigues, acredita que esse é um momento importante para Alagoas. “Fomos escolhidos pela Opas para a realização de um estudo sobre a eficácia do Mais Médicos e as mudanças que refletem na melhoria da qualidade da assistência à Atenção Primária”, esclareceu ela. Assim, temos o programa e a parceria com a Opas como um instrumento essencial para a melhoria da saúde dos alagoanos.
“A nossa meta é que o Mais Médicos se converta em um elemento de estruturação da Atenção Primária”, esclareceu a coordenadora estadual do Mais Médicos, Ivana Pita. Segundo ela, em Alagoas, são 193 profissionais do Mais Médicos atuando em 73 municípios. Também somam a esse número, os 33 profissionais do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab) que atuam em 15 municípios.

   Iniciativa

Renato Tasca aposta no Mais Médicos como a maior política da história da América Latina em expansão da Atenção Básica, por meio do provimento de médicos, principalmente em regiões mais afastadas. “O Mais Médicos pode influenciar no processo de mudança”, defende Tasca.
A proposta, defendida pela Opas, visa primeiramente identificar as principais mudanças nos municípios alagoanos com profissionais do Mais Médicos. Em seguida, analisar os efeitos qualitativos dos impactos, e ainda trocar experiências de casos de sucesso. “A meta é assessorar, por meio da construção de uma política efetiva, para uma experiência útil”, concluiu ele.