Geral

Ministras do Brasil e da Alemanha iniciam projeto na APA Costa dos Corais

17/08/2015
Ministras do Brasil e da Alemanha iniciam projeto na APA Costa dos Corais
APA Costa dos Corais recebe visita de ministras do Brasil e Alemanha nesta segunda-feira (17)

APA Costa dos Corais recebe visita de ministras do Brasil e Alemanha nesta segunda-feira (17)

Nesta segunda-feira (17), a partir das 13h, as ministras do Meio Ambiente da Alemanha e do Brasil, Barbara Hendricks e Izabella Teixeira, respectivamente, visitam a Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais. O diretor-presidente e o coordenador do Gerenciamento Costeiro do Instituto do Meio Ambiente (IMA), Gustavo Lopes e Ricardo César, acompanham a visita que ocorre no município de Tamandaré (PE).
O momento marca o início do projeto Proteção e Gestão Integrada da Biodiversidade Marinha e Costeira, que será organizado pela Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ), por incumbência do Ministério Federal do Meio Ambiente, Conservação da Natureza, Construção e Segurança Nuclear (BMUB), da Alemanha.
O projeto terá a execução sob responsabilidade do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
Segundo Ricardo César, coordenador do gerenciamento costeiro do IMA, a previsão é que sejam investidos inicialmente € 6 milhões. Até o ano de 2020, com o desenvolvimento do projeto, pode haver novos aportes de recursos. Além da APA Costa dos Corais, entre Pernambuco e Alagoas, o outro local escolhido é o Banco de Abrolhos, entre a Bahia e o Espírito Santo.
A Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais é a maior Unidade de Conservação federal Marinha do Brasil, com 413 mil hectares, e é importante região de soltura e reintrodução do peixe-boi marinho (Trichechus manatus) no Brasil.
A APA abrange 14 municípios: Tamandaré, Barreiros e São José da Coroa Grande, em Pernambuco; Maragogi, Japaratinga, Porto de Pedras, São Miguel dos Milagres, Passo de Camaragibe, Barra de Santo Antônio e Paripueira, em Alagoas.