Cidades

Maceió: Semel realiza quinta edição do Praia Acessível neste sábado (29)

28/08/2015
Maceió: Semel realiza quinta edição do Praia Acessível neste sábado (29)
Família Guedes participou da quarta edição do Praia Acessível. Foto: Ascom Semel

Família Guedes participou da quarta edição do Praia Acessível. Foto: Ascom Semel

A quinta edição do Praia Acessível ocorre neste sábado (29), de 7h30 até 11h30, no início da orla de Pajuçara. A atividade, que é realizada pela Prefeitura de Maceió com coordenação da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel), contará com a participação da banda do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL). São aguardadas 100 pessoas atendidas pelas instituições sociais em uma manhã de banho de mar e pesca assistida por instrutores do Projeto Tainha, além de várias atividades físicas e recreativas.

A ideia é proporcionar atividades diversificadas para esse público  e, em cada edição, com a evolução do projeto, acrescentar outras que não estejam no cotidiano dos alunos. No total, serão realizadas nove etapas durante este ano, uma vez por mês, e sempre no último sábado de cada um deles.

“Toda a equipe da Semel e todos os parceiros estão empenhados em proporcionar um dia especial, com dedicação voltada ao bem-estar das pessoas que, nesse sábado, vão estar conosco durante o Praia Acessível”, disse o titular da Semel, Antônio Moura. De início, a abertura do Praia Acessível será feita de 8h com apresentação cultural dos mais de 25 músicos do CBMAL variada por xote, baião, choro e demais estilos marcadamente populares. Em seguida, a dança passará a ser ritmada com oficina de ginástica no palco do espaço reservado ao evento.

Quando participaram da quarta edição do Praia, Laeth Júnior Guedes e Izabela Guedes, pais de Eloah Vitória e Laeth Neto,  atestaram a seriedade com que o projeto é conduzido. “Não é apenas pela oferta de lazer e esporte adaptados, mas para mostrar que não há limitações para ninguém e que temos em Maceió um projeto tão bonito como esse”, disse Izabela enquanto brincava com Eloah na areia.

A filha do casal tem Síndrome de Down e Síndrome de West, uma forma de epilepsia, e nenhum motivo para deixar a energia de ser criança diminuir todo o potencial para a superação necessária de vencer qualquer obstáculo. “Quando a minha família está bem, eu também estou porque aproveito cada momento com meus filhos e é isso que quero mostrar a eles: que unidos somos fortes não importa a dificuldade”, disse Laeth Júnior.

Novidades do projeto

Segundo a coordenadora do projeto, Karina Kristian, a partir desta segunda edição o projeto conta também com a participação de pessoas com autismo e com deficiência visual, além de pessoas com deficiência física, intelectual e auditiva que participaram da primeira edição do projeto. “Cada atividade tem sua especificidade, os participantes vão ter momentos de integração para que possamos estimular o convívio aliado ao esporte e lazer, ampliando o projeto com a inclusão dessas pessoas”, explicou Kristian. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3315-2752