Geral

Instituto do Meio Ambiente lança Selo Verde de qualidade ambiental

12/08/2015
Instituto do Meio Ambiente lança Selo Verde de qualidade ambiental
Solenidade de lançamento aconteceu na sede do órgão ambiental, onde diretor técnico Ricardo Freitas apresentou critérios para obtenção da certificação (Foto: Elayne Pontual)

Solenidade de lançamento aconteceu na sede do órgão ambiental, onde diretor técnico Ricardo Freitas apresentou critérios para obtenção da certificação (Foto: Elayne Pontual)

Representantes de postos de combustíveis e do Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis, Lubrificantes e Lojas de Conveniência do Estado de Alagoas (Sindicombustíveis – AL) estiveram reunidos, na manhã desta quarta (12), na sede do Instituto do Meio Ambiente (IMA) para o lançamento do Selo Verde de qualidade ambiental. Na ocasião, o diretor técnico do órgão, Ricardo Freitas, apresentou os critérios para obtenção da certificação.
O Selo Verde serve como comprovação de que os revendedores estão em conformidade com o que determina a legislação ambiental. “É uma forma de mostrar e provar ao consumidor que os postos estão em dia com o meio ambiente”, explicou Ricardo Freitas. Segundo o diretor técnico, a necessidade do trabalho de certificação foi resultado de estudos técnicos.
Ainda de acordo com Freitas, não basta os postos terem aparato técnico para revender combustível, a forma que o produto é recebido, distribuído e armazenado também é levada em consideração.
O diretor técnico do IMA também falou sobre o prazo para renovação da licença. “É importante que os postos solicitem a renovação da licença com 120 dias de antecedência. Passado esse prazo, o revendedor terá que parar com suas atividades, até que uma nova licença seja emitida”.
Durante o lançamento do selo de qualidade, foi apresentado também o modelo de requerimento que será exigido pelo órgão. “Uma das exigências também será o preenchimento das coordenadas geográficas”, explicou o coordenador de Acordos e Convênios, Afrânio Menezes. O formulário estará disponível no site do IMA e no Sindicombustíveis-AL.
Para obtenção do selo, os revendedores devem preencher e enviar o requerimento contendo informações sobre o empreendimento e seus responsáveis, estar com a Licença de Operação (LO) válida e em compatibilidade com a vigência do Selo, ter o Cadastro no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e manter poços de monitoramento de qualidade de água ou solo, entre outros.
Na solenidade, o diretor-presidente do IMA, Gustavo Lopes, entregou ao presidente do Sindicombustíveis-AL, James Thorp, o aditivo do acordo firmado entre as duas partes. “Esse é um momento importante, inclusive para mostrar à população que a revenda de combustíveis está melhorando, a estrutura e a segurança estão bem mais modernas e seguras”, disse James Thorp.