Cidades

Fiscais lacram dois estabelecimentos por crime ambiental, em Maceió

18/08/2015
Fiscais lacram dois estabelecimentos por crime ambiental, em Maceió
GBarbosa, na Serraria, foi alvo da fiscalização (Foto: G1-AL)

GBarbosa, na Serraria, foi alvo da fiscalização (Foto: G1-AL)

Uma ação conjunta da Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma) e da Guarda Municipal flagrou, na manhã desta terça-feira (18), um crime ambiental no Atacadão, na Avenida Durval de Góes Monteiro, no bairro do Tabuleiro do Martins, e no hipermercado GBarbosa, na Serraria, em Maceió. Os estabelecimentos foram interditados pelos fiscais da secretaria.
O primeiro local fechado foi o Atacadão. A assessoria de comunicação da Sempma informou que o crime ambiental acontece porque o esgoto do estabelecimento está sendo lançado direto no lençol freático em uma área verde sem passar por tratamento adequado. Ainda segundo a assessoria, a lagoa de decantação, que deveria fazer esse tratamento, não funciona.
A Sempma explicou que o local já havia sido notificado por esse crime ambiental, mas nada foi resolvido. Por esse motivo, foi montada uma ação para que o estabelecimento fosse interditado nesta manhã.
A assessoria disse que análises feitas no local indicaram que uma quantidade de 21,9 milhões de coliformes fecais estavam sendo despejados na área verde.
O atacado foi interditado por fiscais com lacre da secretaria. O G1 entrou em contato com a empresa e aguarda o posicionamento.
No segundo estabelecimento, a secretaria informou que a licença ambiental estava vencida desde 2013 e a outorga do poço desde 2009. A Sempma disse que já haviam sido feitas três notificações, mas elas não foram atencidas. Além disso, a rede de esgoto do supermercado é ineficiente.