Geral

Alagoas é consultada por governo de São Paulo sobre gestão de dados abertos

12/08/2015
Alagoas é consultada por governo de São Paulo sobre gestão de dados abertos
O Estado foi identificado como uma boa experiência a ser analisada, através de seu Portal Alagoas em Dados e Informações (Foto: Ascom Seplag)

O Estado foi identificado como uma boa experiência a ser analisada, através de seu Portal Alagoas em Dados e Informações (Foto: Ascom Seplag)

Garantir que as informações referentes ao Estado sejam disponibilizadas à sociedade é uma das diretrizes para se alcançar um sistema público mais justo. Em Alagoas, o Portal Alagoas em Dados e Informações (http://www.dados.al.gov.br/) proporciona ao cidadão um melhor entendimento sobre o funcionamento da gestão governamental e possibilita a sua maior participação no planejamento e desenvolvimento das políticas públicas.
Com base na experiência em abertura de dados governamentais, na última terça-feira (11), o portal alagoano serviu de orientação para o governo de são Paulo, em parceria com o governo do Reino Unido e o W3C (órgão que regulamenta a Internet no mundo).
A Companhia de Processamento de Dados de São Paulo (Prodesp) está com um projeto para o governo do estado, que visa abrir 70% das bases de dados da gestão até 2016 e, por isso, convidou o Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), a participar de uma videoconferência, transmitindo a estrutura de tecnologia utilizada no Estado e o relacionamento com os demais órgãos estaduais e federais.
“O grupo paulista está conhecendo experiências de sucesso sobre abertura de dados e definindo as ferramentas tecnológicas para essa disponibilização de informações. Alagoas foi identificada como uma boa experiência a ser analisada”, comemorou Thiago Ávila, superintendente de Produção da Informação e do Conhecimento.
Na videoconferência, foram esclarecidas questões de ordem técnica sobre como funciona o processo alagoano de organização, tratamento, publicação e disseminação de dados governamentais.
Thiago Ávila destaca que esse tipo de reunião técnica reflete como o reconhecimento de que Alagoas já é um caso de sucesso quando refere-se à abertura de dados governamentais, com solidez e eficiência. “Isso comprova que estamos no caminho para o desenvolvimento de um Estado mais transparente, guiados pelas diretrizes da gestão do governador Renan filho”, frisou o superintendente.