Geral

AL terá 6 representantes na natação dos Jogos Escolares da Juventude no Paraná

03/08/2015
AL terá 6 representantes na natação dos Jogos Escolares da Juventude no Paraná
Estudantes alagoanos classificados no Jeal para disputar os Jogos Escolares da Juventude, que será disputado na cidade de Londrina, no Paraná, em novembro próximo

Estudantes alagoanos classificados no Jeal para disputar os Jogos Escolares da Juventude, que será disputado na cidade de Londrina, no Paraná, em novembro próximo

Alagoas terá seis representantes nas provas de natação da etapa juvenil os Jogos Escolares da Juventude, os quais serão realizados em Londrina, no Paraná, no mês de novembro. A definição ocorreu durante a disputa das provas da natação dos Jogos Estudantis de Alagoas (Jeal) no fim de semana e, destes seis atletas, três são alunos de escolas do Centro Educacional de Pesquisa Aplicada (Cepa).
Com 54 provas disputadas, a natação tinha um critério extra para a definição dos atletas que representariam Alagoas na etapa nacional dos jogos: além de vencer a prova, era preciso completá-la em um espaço de tempo pré-delimitado.
Foram classificados para Londrina os atletas José Ulisses Souza, do Colégio Intensivo, ouro nos 50 e 100 m livre e 50 m borboleta; Renato Motta, da Escola Estadual Moreira e Silva, ouro nos 100 m borboleta e 200 m livre e prata nos 100 m livre.
Alcançaram o índice ainda o estudante Victor Souto, também da Escola Moreira e Silva, ouro nos 100 m peito e bronze nos 50 m livre; Zion Carvalho, do Colégio Montessori, ouro nos 50 m e prata nos 100 m, ambos no nado peito; José Romero Gomes, da Escola Maria José Loureiro, prata nos 100 m borboleta e bronze nos 50 m peito e Newton Euclides Monteiro, do Colégio Imaculada Conceição, prata nos 50 m livre.

Rede pública

Com três atletas classificados para a etapa nacional, o Cepa foi um dos destaques da competição, somando 11 medalhas – seis de ouro, duas de prata e três de bronze. Mesmo sem alcançar pontuação para a etapa nacional, outros dois alunos tiveram desempenho destacado na disputa: Eliziane de Oliveira, da Escola Afranio Lages, ouro nos 50 m livre e 50 m peito juvenil feminino e Erick Nunes, ouro nos 100 m peito e bronze nos 50 m costas. A Escola Afrânio Lages venceu o juvenil feminino e a Moreira e Silva foi o 2º lugar do juvenil masculino.
Além disso, a rede pública estadual conquistou medalhas de prata nos 50 m costas juvenil com Lucas Melo, da Escola Estadual Ana Lins, em São Miguel dos Campos; e de bronze nos 50 m borboleta com Thallys Milleto, do Colégio Tiradentes.
Diego Calado, coordenador da natação do Jeal, faz uma avaliação positiva da prova: “Tivemos uma evolução técnica muito grande entre o ano passado e esse ano. Acredito que, este ano, conseguiremos chegar a uma final na etapa nacional”, estima.