Geral

Acordo permite obtenção de dados ambientais em tempo real

18/08/2015
Acordo permite obtenção de dados ambientais em tempo real

sdsdsdsdsdsd

A região do Semiárido alagoano ganhou esta semana 20 novas plataformas automáticas de coleta de dados agrometeorológicos. O material foi obtido após um acordo de cooperação técnica publicado no Diário Oficial da União (DOU), na sexta-feira (14), entre o Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater-AL) e o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).

São três plataformas de coleta de dados agrometeorológicos (PCDAgro) e outras 17 plataformas de coleta de dados pluviométricos e de umidade do solo (PCDAqua) que permitirão, em tempo real, a obtenção de dados pluviométricos hidrológicos e geotécnicos, tornando possível o monitoramento e alerta de possíveis desastres naturais em áreas de risco em Alagoas.

“Os meteorologistas trabalham com análise de séries históricas. É importante a chegada desses instrumentos para que, a partir de agora, sejam obtidos dados e informações sobre o Estado, e com isso, tenhamos um planejamento agrícola aqui também”, afirmou o técnico de pesquisa a Emater, Rui Falcão.

O acordo também deverá contribuir com a pesquisa sobre secas e enchentes mensurando seus impactos na agricultura. A instalação das plataformas vai possibilitar ainda o planejamento de possíveis ações preventivas da Defesa Civil relacionadas ao colapso de safras da agricultura familiar.

As plataformas possuem placa fotovoltaica (que captam energia solar e não necessitam de fornecimento externo de energia elétrica), além de funcionarem automaticamente, enviando os dados colhidos por sinal de telefonia celular diretamente para o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais.

Os equipamentos serão instalados em imóveis rurais representativos das principais culturas agrícolas de subsistência no Semiárido, mediante autorização das autoridades competentes, ampliando a rede nacional de observação do Cemaden.

As três plataformas de coleta de dados agrometeorológicos serão instaladas em Palmeira dos Índios, Santana do Ipanema e Mata Grande.

Já as 17 plataformas de coleta de dados pluviométricos e de umidade do solo ficarão em Traipu, Maravilha, Estrela de Alagoas, Arapiraca, Craíbas, Girau do Ponciano, Ouro Branco, São José da Tapera, Senador Rui Palmeira, Belo Monte, Delmiro Gouveia, Piranhas, Major Isidoro, Olho D’Água do Casado, Olho D’água das Flores, Água Branca e Canapi.