Cidades

Unicafes realiza evento para incentivar comercialização da agricultura familiar

29/07/2015
Unicafes realiza evento para incentivar comercialização da agricultura familiar

   agriculturafamiliar222

A União Nacional de Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Estado de Alagoas (Unicafes-AL) realizará nos próximos dias 30 e 31 , no Polo Agroalimentar de Arapiraca, a partir das 9h, o seu o I Curso de Empoderamento de Jovens e Mulheres Cooperativistas de Alagoas e o I Seminário Estadual de Redes de Comercialização Institucional.
O curso tem o objetivo de orientar os jovens e mulheres agricultores acerca do acesso as políticas públicas e para tirar dúvidas a respeito do decreto Federal, sancionado pela presidente Dilma no dia 22 de junho, que determina a destinação, pelos órgãos federais, de 30% dos recursos aplicados na aquisição de alimentos nos produtos oriundos da agricultura familiar.
João dos Santos, presidente da Unicafes-AL, afirma que a finalidade do evento não é apenas a de capacitar os membros das cooperativas de agricultura familiar acerca dos novos programas governamentais, como também reforçar a união entre os governos estadual e municipais.
“O seminário é para orientar os agricultores a respeito dos direitos conquistados por eles. Serão esclarecidas as dúvidas sobre o novo decreto, as compras institucionais e sobre a parceria firmada entre o governo e Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para a merenda escolar das escolas estaduais e municipais do Estado”, afirma João.
De acordo com Eloísio Lopes, secretário de Comercialização da Unicafes-AL, o evento também tem o objetivo de fortalecer os laços entre o governo federal e as organizações cooperativas de agricultura familiar atuantes no Estado.
“É preciso que as cooperativas tenham conhecimento de todos os seus diretos acerca do novo decreto. O evento não só esclarecerá essas dúvidas como também será realizado para fortalecer a ponte entre o governo federal, estadual e as organizações em prol da agricultura familiar”, explica Eloisio.
O Seminário, que ocorre na sexta-feira, 31, contará com palestra ministrada por Hétel Leepkaln dos Santos, coordenadora-geral de Aquisição e Distribuição de Alimentos do Ministério do Desenvolvimento Social, que virá a Alagoas especialmente para esclarecer dúvidas do decreto federal e como ele deverá ser cumprido.

   Lei de Cooperativismo

O ato político contará com a presença do governador de Alagoas, Renan Filho para a assinatura do decreto de compra institucional e da lei de cooperativismo do Estado da Alagoas.
Além do governador, também comparecerá ao evento a assessora de comercialização da Unicafes Nacional, Rossandra Farias, Antonino Cardoso, secretário de Juventude da Unicafes Nacional, além de representantes de órgãos federais e municipais do Estado.