Geral

Trade turístico comemora autorização para obras de esgotamento sanitário

24/07/2015
Trade turístico comemora autorização para obras de esgotamento sanitário
Carlos Gatto resumiu o que o segmento turístico entende sobre a obra que vai mudar o cenário turístico local. (Foto: Marcio Ferreira)

Carlos Gatto resumiu o que o segmento turístico entende sobre a obra que vai mudar o cenário turístico local. (Foto: Marcio Ferreira)

O governador Renan Filho assinou, nesta sexta-feira (24), a ordem de serviço para realização da obra da linha expressa de esgotos da Praça Lyons, na Pajuçara, à Praça 13 de Maio, no bairro do Poço. A medida foi comemorada por todos aqueles que compõem o trade turístico de Alagoas, tendo em vista os benefícios trazidos para os empreendimentos e a resolução de uma das principais queixas dos turistas da capital, que é o transbordamento de esgoto.
Para os empresários do setor turístico, a obra sempre foi vista como uma prioridade do ponto de vista de infraestrutura, para o desenvolvimento da atividade no Estado, em especial na cidade de Maceió.
“Há anos as pesquisas nos hotéis apresentam reclamações sobre a poluição nas praias urbanas do estado, e por isso lutamos em parceria com governo para mudar esta realidade”, colocou o empresário e presidente do Sindicato dos Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares de Alagoas, Carlos Gatto.
O empresário falou ainda da sensibilidade do governo com as ações referentes ao turismo. ”Esse é um momento de muita satisfação para todos que fazem turismo no Estado. Com a conclusão desta obra, vamos eliminar a poluição, abrir novas frentes comerciais e entrar definitivamente no mercado internacional, podendo atender aos turistas de forma mais eficiente e satisfatória”, concluiu.
A obra, quando concluída, acabará com os constantes transbordamentos existentes nessa região de Maceió e regularizará os fluxos de esgotos. O problema incomoda não só a população e aos turistas, como também ocasiona a contaminação do lençol freático, aparecendo as chamadas “línguas negras”.
A secretária de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Jeanine Pires, falou da importância desta parceria com o setor turístico para que eles possam elencar e apresentar as necessidades para avançar e colaborar com a qualidade de vida da população.
“O sol e a praia são os principais diferenciais competitivos em Alagoas e precisamos cuidar daquilo que temos de mais precioso. O turismo é um dos pilares na geração de emprego e renda do Estado, sendo assim, essa obra fortalece o setor e é também um grande beneficio para a população, que tem na praia o seu principal espaço de lazer”, destacou Jeanine Pires.
Na ocasião, o governador relembrou a participação do trade turístico durante a elaboração do plano de governo.
“Conversei com esses empresários e eles me apresentaram duas importantes demandas para o setor. Uma delas foi a questão do querosene para aviação (QAV), que já foi resolvida de uma forma positiva para todos. A outra grande demanda era a execução dessa obra, que será feita com recursos próprios do tesouro. O governo vai trabalhar para que todas as etapas sejam concluídas no período mais breve possível”, disse Renan Filho.
A obra foi orçada em R$ 8 milhões e é composta por mais de 2.500 metros de rede expressa de esgoto e 483 metros de coletores troncos de esgoto, além da ampliação da Estação Elevatória da Praça Lions que aumentará a capacidade de vazão da rede.