Artigos

Tiago, o padre em Roma

15/07/2015
Tiago, o padre em Roma

Tiago Maior, o apóstolo (irmão mais velho de João Evangelista e filho de Zebedeu e de Salomé), era um daqueles discípulos ativos que fizeram história na tradição da Igreja Católica, destacando-se pela sua qualidade humanitária, reformista e independente, pois deixou como legado, por sua graça e fortaleza, além de seus milagres e prodígios, o famoso caminho de Santiago de Compostela, na Espanha, o qual serve de peregrinação aos seus devotos de todas as raças e que motivou a criatividade do escritor brasileiro Paulo Coelho, de onde este retirou toda a essência da sua obra literária, como “O Diário de um Mago”, entre outros livros. Também não se pode se esquecer das qualidades, aparentemente negativas, de Tiago Maior, visto ser ele um ser rebelde, imprevisível e excêntrico. Mas, essa é uma outra “estória” que não desmerece sua personalidade marcante na história cristã. 

Tiago esteve presente nos instantes mais importantes da Vida de Jesus: na cura da sogra de Pedro; na ressurreição da filha de Jairo; na transfiguração do Mestre no Monte Tabor; na agonia do Cristo no horto de Getsêmani. Tiago, ao lado de Pedro e João, é considerado um dos pilares da Igreja, razão pela qual o pintor Leonardo D’ Vinci, no seu quadro “A Santa Ceia”, deu-lhe destaque na mesa, ao lado direito de Cristo, seguido por João, Judas Iscariotes, Pedro e André, porque ele integrava a este grupo reduzido de “amigos íntimos” de Jesus. No mais, Tiago Maior foi poupado da Crucificação, mas foi o primeiro apóstolo a ser martirizado, tendo sido decapitado à espada pelo Rei Herodes Agripa. E, assim, Tiago Maior, foi o primeiro cristão a participar do “cálice da paixão de Cristo.”
Mas, Tiago, o Padre, para quem presto homenagem nesta crônica, nasceu em Maceió, embora tenha sido gerado em Palmeira dos Índios (AL). Ele é filho primogênito de Rubem Tavares Pequeno e de Maria Eugênia Soares Pinto. Foi aluno do Colégio Cristo Redentor e da Escola Técnica Federal (CEFET), onde se formou em Edificações. Na adolescência queria ser Piloto de Aeronave e até conseguiu fazer Curso de Aviação no Aeroclube de Maceió. Mas, após observar a religiosidade dos padres Henrique e Márcio, ambos da Arquidiocese de Maceió, e a postura ortodoxa do sacerdote Francisco Falcão, hoje Bispo em Brasília, o jovem Tiago Henrique Soares Pinto Tavares, nascido em 17 de abril de 1979, resolveu ser Sercerdote, convicto de que seus traços positivos de apaixonado, empreendedor, corajoso e altamente energético, que odeia a restrição e ama a liberdade, poderiam lhe servir na caminhada rumo à evangelização da palavra de Jesus Cristo.
Ora, as pessoas com forte influência de entusiasmo, de generosidade e de animação, como é próprio do Padre Tiago, que não gosta de trabalho monótono, lento e sem atrativo, encontra na vida religiosa cristã uma condição impar para promover uma reviravolta nas idéias e nos conceitos, pois, sendo um tradicionalista por natureza e um conservador por convicção, ele busca no fundamento do Evangelho as explicações mais surpreendentes para todas as coisas e para todos os hábitos. Jesus, o Cristo, em sua Missão deixou um marco, com pegadas que jamais serão apagadas. Deus, depois que criou o Homem, não fez nada mais sozinho. Em tudo, Deus conta com o homem. Por isso, disse Jesus: “Eu e o Pai somos um”.
Tiago Henrique é, pois, essa imagem e semelhança de Deus. Um Padre incansável que, aos 30 anos de idade, raciocina de modo ágil e rápido e resolve as coisas. Aliás, seu nome já o define como “aquele que supera”. Com certeza, o Padre Tiago que no próximo mês seguirá para Roma na busca de obter Mestrado e Doutorado em Direito Canônico, seguirá a lição de Tiago Maior (Padroeiro da Espanha), que disse: “… alegro-me muito, por ter sido digno de sofrer injúrias pelo amor de Jesus”. Também observará São Crisóstomo: “Tiago desde o início era dominado por um grande fervor e, desapegado das coisas humanas, subiu a tanta altura que bem depressa foi morto”. Jesus conhecia Tiago, tão bem, que o retirou da fadiga e do cansaço das redes e o fez pescador de homens. Pensemos nisso! Por hoje é só.