Geral

Renan Filho participa nesta sexta do IV Encontro de Governadores do Nordeste

15/07/2015
Renan Filho participa nesta sexta do IV Encontro de Governadores do Nordeste
Nesta quinta-feira (16), antes do encontro dos governadores, o evento terá uma reunião preparatória com secretários de estado (Foto: Márcio Ferreira)

Nesta quinta-feira (16), antes do encontro dos governadores, o evento terá uma reunião preparatória com secretários de estado (Foto: Márcio Ferreira)

O governador Renan Filho participará, nesta sexta-feira (17), do IV Encontro de Governadores do Nordeste, na cidade de Teresina (PI). Entre as pautas a serem discutidas no evento estão previdência social, segurança pública, ciência e tecnologia. Os ministros das respectivas áreas, Carlos Eduardo Gabas, José Eduardo Cardozo e Aldo Rebelo estarão presentes para ouvir as demandas dos estados nordestinos.
Em Alagoas, o sistema previdenciário preocupa a gestão. Há cerca de 30 mil segurados pelo AL Previdência e o déficit, em janeiro, era de R$ 850 milhões. “Esse foi mais um débito encontrado e, o pior, aumenta a cada ano. Nossa meta é criar medidas de fortalecimento e formas de financiamento para desenvolver o sistema previdenciário do estado”, avaliou Renan Filho.
O governador do Piauí, Wellington Dias, também se pronunciou sobre o assunto. “Teremos um importante debate sobre a previdência social. No Piauí, há o grande desafio de manter em equilíbrio a folha de pagamento de aposentados e pensionistas. Vamos ouvir como os outros estados estão trabalhando e, quem sabe, encontrar uma alternativa com o governo federal”, explicou o anfitrião do encontro.
Nesta quinta-feira (16), antes do encontro dos governadores, o evento terá uma reunião preparatória com secretários de estado. A intenção é realizar uma discussão prévia dos temas propostos a fim de agilizar a condução dos trabalhos na sexta.
O encontro deve tratar de assuntos específicos de cada um dos estados do Nordeste. A finalidade é criar um ambiente de debate sobre o presente e o futuro da região dentro de uma perspectiva integradora com o país.
Durante o fórum, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, fará a apresentação do programa “Brasil Mais Seguro”. Lançado em junho de 2012 e desde então presente em Alagoas, o programa do governo federal tem como objetivo reduzir os índices de criminalidade por meio da atuação qualificada e eficiente dos órgãos de segurança pública, de forma articulada com o sistema de justiça criminal.