Geral

Reeducandos do sistema semiaberto são contratados pela Secretaria de Trabalho

01/07/2015
Reeducandos do sistema semiaberto são contratados pela Secretaria de Trabalho
L.S.N será um dos beneficiados: “É muito importante que a gente tenha chances como essa porque não é tão fácil conseguir emprego quando se sai do sistema” (Foto: Pinehas Furtado)

L.S.N será um dos beneficiados: “É muito importante que a gente tenha chances como essa porque não é tão fácil conseguir emprego quando se sai do sistema” (Foto: Pinehas Furtado)

Nove reeducandos do regime semiaberto foram contratados para trabalhar nas funções de jardinagem, eletricista, pintura, conservação do patrimônio e limpeza em geral no âmbito da Secretaria de Estado do Trabalho e Emprego.
O convênio entre a Secretaria do Trabalho e Emprego e a Secretaria de Defesa Social e Ressocialização foi assinado pelo secretário Rafael Brito e o gerente de reintegração social e acompanhamento de alternativas penais, Shirley Araújo.
Rafael Brito ressaltou que a medida adotada segue a determinação do governador Renan Filho em sua política de ofertar oportunidades de trabalho aos apenados do sistema prisional.
“Tínhamos cancelado um contrato da antiga gestão e, com a absorção da mão de obra dos reeducandos do semi-aberto, conseguimos uma economia em torno de 60% em relação aos serviços prestados pela empresa”, declarou.
Um dos selecionados a participar do convênio é L.S.N. Há seis meses no semiaberto, após cumprir cinco anos no sistema, ele se diz muito contente com a oportunidade.
“É muito importante que a gente tenha chances como essa porque não é tão fácil conseguir emprego quando se sai do sistema. Agradeço e espero atender bem a expectativa”, disse.
Cursando o 1º ano do Ensino Médio no sistema, ele tem certificado de auxiliar administrativo pelo Pronatec, pintor de obra e técnico hidro-sanitário pelo Senai e de empreendedorismo pelo Sebrae.
Convertido à igreja evangélica durante o cumprimento da pena no sistema prisional, L.S.N. cultiva um sonho após concluir o estudo.
“Desejo fazer o curso de Teologia para aprofundar meus conhecimentos e quem sabe me tornar pastor e quero fazer concurso público para motorista, já que sou mecânico e taxista de ofício”, revelou.
O secretário Rafael Brito destacou que a ressocialização dos reeducandos é uma atitude inovadora entre as Secretarias de Trabalho e Emprego no cenário nacional.
“Caso o projeto dê certo, nossa ideia é expandir e contratar outros reeducandos para atender no balcão dos postos do Sistema Nacional de Emprego [Sine]”, afirmou.