Geral

Rede de Assistência à Saúde começa a ser definida em Alagoas

01/07/2015
Rede de Assistência à Saúde começa a ser definida em Alagoas
Ação faz parte das medidas adotadas pela Secretaria de Estado da Saúde para facilitar o acesso da população a exames e outros procedimentos (Foto: Carla Cleto)

Ação faz parte das medidas adotadas pela Secretaria de Estado da Saúde para facilitar o acesso da população a exames e outros procedimentos (Foto: Carla Cleto)

A regionalização da Rede de Assistência à Saúde de Alagoas caminha para concretização ainda este ano. Nos próximos dias 09 e 13 serão realizadas mais duas reuniões da Comissão Intergestores Regional (CIR), em São Miguel dos Campos e Jequiá da Praia, respectivamente, para discutir a pactuação dos serviços de saúde, que beneficiarão os usuários dos municípios da V e VI Regiões de Saúde. A ação faz parte das medidas adotadas pela Secretaria de Estado da Saúde para facilitar o acesso da população a exames e outros procedimentos.
A primeira reunião da CIR acontece no próximo dia 09 com os gestores e técnicos da V Região, em São Miguel dos Campos, e irá contar com representes dos municípios de Anadia, Boca da Mata, Campo Alegre, Junqueiro, Roteiro, São Miguel dos Campos e Teotonio Vilela. No encontro, haverá uma discussão sobre a formação da rede de saúde e serão definidos os municípios que ficarão responsáveis pelos serviços na regional.
No próximo dia 13, a reunião acontece em Jequiá da Praia com gestores da VI Região de Saúde, formada pelos municípios de Coruripe, Feliz Deserto, Igreja Nova, Jequiá da Praia, Penedo, Piaçabuçu, Porto Real do Colégio e São Brás. Na reunião, que contará com a participação de secretários e técnicos municipais de saúde, será discutida, definida e pactuada a Rede de Assistência à Saúde.

Oficinas de Planejamento

Ainda em julho, estão programadas Oficinas de Planejamento Regionais, que acontecerão nos dias 10 e 17, em Arapiraca e Delmiro Gouveia, respectivamente.
A diretora de Planejamento da Secretaria de Estado da Saúde, Hilzonete Abreu, disse que as oficinas atendem a uma determinação do Ministério da Saúde, que tem como meta discutir nas regiões os serviços existentes, os problemas encontrados e buscar soluções, organizando os serviços em redes, desde a Atenção Primária até a Alta Complexidade.
Em Arapiraca, participarão da oficina representantes dos municípios que integram a VII Região de Saúde, formada por Batalha, Belo Monte, Campo Grande, Coité do Nóia, Craíbas, Feira Grande, Girau do Ponciano, Jacaré dos Homens, Jaramataia, Lagoa da Canoa, Limoeiro de Anadia, Major Isidoro, Olho D’Água Grande, São Sebastião, Taquarana e Traipu.
No dia 17 de julho, a oficina acontecerá em Delmiro Gouveia, para a X Região de Saúde, formada por Água Branca, Delmiro Gouveia, Inhapi, Mata Grande, Olho D’Água do Casado, Pariconha e Piranhas.