Geral

Projeto capacita pescadores para produção de própolis vermelha no Estado

31/07/2015
Projeto capacita pescadores para produção de própolis vermelha no Estado
Produção da própolis vermelha tem se constituído em excelente atividade de potencial econômico em Alagoas (Fotos tribunahoje.com e Ascom Seapa)

Produção da própolis vermelha tem se constituído em excelente atividade de potencial econômico em Alagoas (Fotos tribunahoje.com e Ascom Seapa)

A Secretaria de Estado da Agricultura, Pesca e Aquicultura (Seapa) participou na quinta-feira (30) do lançamento oficial de uma das atividades de grande potencial econômico no Estado. Trata-se do Projeto “Pescadores de Mel”, promovido pela Braskem e Petrobras, com apoio do Governo do Estado.
Direcionado a pescadores e catadores de caranguejo, o projeto oferece capacitação e assistência técnica aos interessados em atuar como apicultores na extração de própolis vermelha em manguezais de quatro municípios alagoanos.
O coordenador técnico do projeto, Mário Calheiros, presidente da União dos Produtores de Própolis Vermelha do Estado de Alagoas (Uniprópolis), explica que, desde 2011, quando começou a ser implementado, o “Pescadores de Mel” já capacitou 140 jovens e estruturou 30 apiários no Estado.
“O projeto é executado nos municípios de Maceió, Coqueiro Seco, Marechal Deodoro e Barra de São Miguel. Com as associações e outros parceiros, conseguimos atrair empresas interessadas em comercializar a própolis vermelha. Estamos trabalhando para, a partir de 2016, começarmos a exportar esse produto, que só existe em Alagoas”, destacou.
A própolis vermelha é produzida exclusivamente no litoral alagoano, entre os municípios de Piaçabuçu e Maragogi, e possui propriedades cosméticas e medicinais. Durante a solenidade, realizada no Cinturão Verde da Braskem, o secretário de Estado da Agricultura, Álvaro Vasconcelos, lembrou que o produto apresenta grande potencial econômico e sua extração cumpre ainda o papel de atividade de inclusão produtiva, gerando emprego e renda em pequenas comunidades rurais de Alagoas.
“A própolis vermelha tem grande valor agregado por ser um produto com selo da agricultura familiar. Ela tem uma procura muito boa e remunera melhor o apicultor. Nesse sentido, o projeto ‘Pescadores de Mel’ exerce uma função fundamental, capacitando o produtor para redução dos custos e melhoria na qualidade da produção. E a orientação do governador Renan Filho é para que a secretaria dê todo o apoio a iniciativas desse tipo”, disse Vasconcelos.

Sustentável

O gerente de Relações Institucionais da Braskem, Milton Pradines, destaca a importância do “Pescadores de Mel” como uma atividade econômica sustentável. “A sustentabilidade é o fio condutor de toda essa ação e de muitas outras desenvolvidas pela Braskem. No ‘Pescadores de Mel’, temos o viés econômico, o viés social e o viés educacional. O próximo passo será a construção de uma fábrica de colmeias dentro do Cinturão Verde, utilizando material reciclável, e de um laboratório de pesquisa de qualidade da própolis vermelha”, informou.