Cidades

Programa Ouro Branco aumenta renda de produtores rurais em Palmeira dos Índios

29/07/2015
Programa Ouro Branco aumenta renda de produtores rurais em Palmeira dos Índios

Foto: Janio Bernardo

Foto: Janio Bernardo

  Lançado em agosto de 2014 pela Prefeitura de Palmeira dos Índios, o Programa Ouro Branco tem começado a mostrar seus resultados positivos. A iniciativa conta com a parceria da Cooperativa de Produção leiteira de Alagoas (CPLA) e visa ampliar o potencial da produção leiteira na cidade, gerando mais empregos e aumentando a renda dos criadores da região, além de uma série de vantagens.
Após a criação do programa, a Prefeitura passou a distribuir tanques de resfriamento de leite em diversas regiões da zona rural do município para que os produtores leiteiros, permitindo a venda do produto a um preço justo. É o que tem acontecido no povoado Lages do Caldeirão. Desde dezembro do ano passado, a produção aumentou significativamente e o posto de resfriamento da região tem recebido diariamente mil litros de leite.
De acordo com Indira Luiza, responsável pelo Posto de Resfriamento da Lages do Caldeirão, a região já tem cerca de 20 produtores cadastrados, que entregam, cada um, cerca de 200 litros de leite por dia. A média de leite apurado diariamente chega a 2 mil litros.
“Recebemos leite três vezes por semana e realizamos o teste de qualidade antes de despejar o leite no tanque. Usamos um produto chamado Alizarol, que testa se o leite foi misturado com água ou se há impurezas. Quando o teste dá negativo, nós não aceitamos o produto. Só pegamos leite puro, que tenha sido ordenhado sob a máxima higiene. É muito difícil chegar leite ruim aqui e isso deixa os produtores felizes, por verem seu trabalho reconhecido”, explica Indira.
O produtor, além de ter sua produção valorizada, também recebe outros benefícios. Entre as principais vantagens, além da garantia da venda do leite, eles recebem a assistência de especialistas; o melhoramento genético do rebanho; a ração e sementes de milho e sorgo. Segundo Indira, tudo isso reflete no aumento na quantidade de leite retirado, no aumento imediato da renda, em torno de 20%, na valorização do produtor rural e na melhoria na qualidade de vida.
O objetivo do Ouro Branco é ajudar o pequeno produtor rural. A Prefeitura de Palmeira dos Índios compra o leite a um preço justo, compatível com o mercado, e revende o produto para programas das redes municipal e estadual. Somente no povoado Lages do Caldeirão já estão sendo beneficiadas mais de 100 famílias, o que, de acordo com Indira, dá uma média de 500 pessoas tendo a sua produção valorizada.