Geral

Primeiro-ministro grego e Merkel vão apresentar amanhã novas propostas

06/07/2015
Primeiro-ministro grego e Merkel vão apresentar amanhã novas propostas

Primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras Foto: Agência Lusa/Pantelis Saitas/direitos reservados

Primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras Foto: Agência Lusa/Pantelis Saitas/direitos reservados

  O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, e a chanceler alemã, Angela Merkel, acertaram hoje (6), por telefone, a apresentação de novas propostas de Atenas na reunião de líderes marcada para esta terça-feira (7), informou a agência de notícias grega ANA-MPA.
A proposta do governo grego para um resgate vai ser apresentada na Cúpula de Líderes da União Europeia convocada para amanhã, segundo fonte governamental grega.
O acordo entre Atenas e Berlim surge depois de dois porta-vozes do governo alemão terem dito hoje que não estavam ainda reunidas as condições para novas conversações e descartado negociações sobre uma reestruturação da dívida grega.
A notícia surge também antes do encontro de Angela Merkel com o presidente francês, François Hollande, marcado para hoje à noite, em Paris, fundamental para obter consenso em uma resposta europeia à crise grega.
Os gregos rejeitaram no domingo, por ampla maioria, as propostas dos credores internacionais, abrindo caminho à incerteza sobre a permanência da Grécia na zona do euro.
Segundo os resultados apurados depois de escrutinados 95% dos votos, 61,31% dos gregos disseram não às propostas dos credores.
Hoje, o ministro das Finanças grego, Yanis Varoufakis, apresentou sua renúncia, a pedido do primeiro-ministro. Está agendado para o fim do dia um encontro entre os chefes de Estado francês e alemão para discutir a crise atual.
Na sequência dos resultados do referendo, está também marcada para esta terça-feira uma cúpula extraordinária dos países da zona do euro, antecedida de uma reunião do Eurogrupo.