Geral

Polo Agroalimentar foi tema de coletiva, hoje (20), em Arapiraca

20/07/2015
Polo Agroalimentar foi tema de coletiva, hoje (20), em Arapiraca
O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação de Alagoas, Pablo Viana

O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação de Alagoas, Pablo Viana

O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação de Alagoas, Pablo Viana, esteve em Arapiraca nesta segunda-feira (20) onde concedeu entrevista durante coletiva para a imprensa da região do Agreste.
O evento ocorreu no auditório do Planetário Municipal, e teve como pauta o funcionamento do Polo Agroalimentar de Arapiraca e a divulgação de regras para que interessados em utilizar o espaço do polo possam apresentar propostas de projetos com este fim.
O Polo Agroalimentar de Arapiraca, o qual integra o Parque Tecnológico de Alagoas, já está construído e equipado.
Para o secretário Pablo Viana, “agora é a hora de receber projetos que contribuam para o desenvolvimento econômico da região, por meio do fomento as cadeias produtivas do Agreste. Por isso, a importância de o Governo de Alagoas tornar público o convite a empresas, cooperativas, associações, instituições de ensino e pesquisa, profissionais e pesquisadores para que apresentem propostas de projetos para utilização dos espaços no Polo de Arapiraca”.
Localizado no Sítio Piauí, Povoado Bananeira, próximo a AL 102, o Polo Agroalimentar de Arapiraca é composto por uma mini usina de beneficiamento de mandioca para a produção de álcool, sala com estrutura para biblioteca, laboratórios de pesquisa, sala de informática, auditório, salas de aula.
Refeitório e salas de treinamento, alojamento para abrigar pesquisadores e estudantes, além de espaço para suporte na área de administração também fazem parte do complexo.
O local é apropriado para o desenvolvimento de pesquisas e experimentos os quais possam melhorar a qualidade da produção dos Arranjos Produtivos Locais – APLs – da mandioca que envolvem 14 municípios do Agreste alagoano, com cerca de 600 casas de farinha responsáveis pelo processamento da produção de mais de 27 mil produtores rurais.
A região também é produtora de frutas e hortaliças. Todos esses segmentos econômicos poderão se beneficiar com os serviços e parcerias do Polo Agroalimentar de Arapiraca.