Geral

Organização Pan-Americana monitora Mais Médicos em São Miguel dos Campos

07/07/2015
Organização Pan-Americana monitora Mais Médicos em São Miguel dos Campos
Município alagoano foi escolhido para receber a visita de representante da Opas no Nordeste, que conheceu unidades de saúde e os médicos cubanos que atuam na cidade (Foto: Carla Cleto)

Município alagoano foi escolhido para receber a visita de representante da Opas no Nordeste, que conheceu unidades de saúde e os médicos cubanos que atuam na cidade (Foto: Carla Cleto)

Uma das experiências bem sucedidas do Programa Mais Médicos em Alagoas está em São Miguel dos Campos. O município alagoano foi escolhido para receber a visita do representante da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) no Nordeste, Glauco Oliveira. Nesta sexta-feira (03), acompanhado pela coordenadora do programa no Estado, Ivanna Pita, ele conheceu as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município e os médicos cubanos que nelas atuam.
Para Glauco Oliveira, essa é uma oportunidade de se reunir com os gestores locais para saber sobre as perspectivas em relação ao trabalho do Programa. “A nossa meta é que o Mais Médicos se converta em um elemento de estruturação da Atenção Primária e, como resultado, temos visto a estrutura do serviço no município e a ampliação da cobertura do Programa Saúde da Família”, informou.
Um dos ganhos de se ter médicos do Programa no município é o cuidado diferenciado no território. Isso é o que defende a coordenadora estadual do Mais Médicos, Ivana Pita. Também na visão do secretário de Saúde de São Miguel dos Campos, Sival Clemente, essa é uma parceria que traz resultados positivos para a melhoria da saúde da população, que vive em municípios mais afastados.

Êxito do Programa

“Agora contamos com um ótimo doutor. Ele é muito bom e, com certeza, entendo tudo que ele fala”, contou a dona de casa Cleidjane da Silva. Ela foi atendida pelo médico Ângelo Mezonet na UBS Adailton Barbosa de Carvalho, situada no Loteamento Nova São Miguel, na parte alta da cidade. Mezonet é um dos 191 médicos que faz parte do Programa em Alagoas.
“Fui muito bem recebido. Aqui eu trabalho e me sinto em casa”, contou o médico cubano. No município de São Miguel dos Campos são cinco profissionais intercambistas do Programa Mais Médicos, sendo quatro cubanos e um brasileiro formado em Cuba.
Glauco Oliveira esteve também na UBS João Zacarias, onde trabalha a médica Araibea Dávila. Também foi monitorada a UBS Roberto Correia de Oliveira e a UBS Agnaldo Cavalcante Machado, onde atuam Alfredo Marrero e Alied Maria Ferrer, respectivamente.
“Criei laços na comunidade. Aqui fiz amigos e tenho pacientes que precisam de mim”, contou Marrero. Já Alied falou que, depois de pouco mais de um ano no município, ela quer fazer mais. “A comunidade está gostando do atendimento e estamos caminhando para melhorar ainda mais a saúde dessas famílias”, salientou.
Além da visita, o representante da Opas para o Nordeste coordenou uma reunião da Secretaria de Saúde de São Miguel dos Campos. Participaram o prefeito George Clemente; o secretário de Saúde do município, Sival Clemente; e a coordenadora de Atenção Básica do município, Andrelina Mangueira.
Junto de Glauco Oliveira, estava a coordenadora da Opas em Alagoas, Maritca Baflechas, e a coordenadora estadual do Programa, Ivana Pita. O representante do Ministério da Saúde em Alagoas, Neymar Oliveira, e o tutor do curso de especialização da Ufal, Juraci Roberto Lima, também estavam presentes.